14% do milho gaúcho já foi colhido

97

Nesta semana o milho alcança 14% do total de sua área já colhida, com outros 16% maduros e prontos para tanto. Até aqui as produtividades destas lavouras têm se mantido dentro do previsto e com colheitas satisfatórias. Esses resultados não são uma surpresa, uma vez que essas lavouras completaram seu ciclo sem maiores percalços.

A atenção está voltada para o restante das lavouras em floração e enchimento de grãos, que perfazem 50% do total semeado nesta safra. Em parte destas lavouras há indícios de que as plantas já começam a sentir, de forma mais incisiva, os efeitos da deficiência hídrica provocada pela falta de chuvas mais abundantes e regulares.

Ao contrário de anos anteriores, dezembro registrou chuva abaixo do esperado em algumas zonas produtoras, atingindo lavouras em plena floração e formação da espiga, dependendo da região. O efeito dessa situação é refletido em espigas malformadas e grãos menores, com pouco peso. São justamente essas lavouras que deverão amadurecer e ser colhidas daqui para diante.

Caso as condições meteorológicas adversas persistam, é provável que o Estado não consiga repetir os excelentes índices obtidos nos últimos anos.

Fonte: EMATER/RS

Texto originalmente publicado em:
Informativo Conjuntural Nº1485
Autor: EMATER/RS

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA