Com as temperaturas mais baixas e dias com pouca nebulosidade, registrados nos últimos dias,o aspecto visual da cultura de trigo melhorou, voltando a apresentar folhas com coloração verde intenso e plantas mais firmes.

Boa parte das lavouras segue o processo de elongação (que precede a plena floração) com alta densidade de plantas, proporcionada pelo alto volume de sementes utilizado na semeadura e pela excelente germinação. Em termos gerais, a floração atinge 4% das lavouras, ficando um ponto percentual acima da média das últimas safras.


Saiba mais sobre o I Congresso online para aumento da produtividade de soja!


Todavia, a alta umidade das semanas anteriores aumentou a pressão das doenças fúngicas, de modo que aumentaram os sintomas de míldio, oídio e manchas foliares. No momento os produtores aproveitam a menor umidade para intensificar os tratos culturais: aplicação de nitrogênio em cobertura, aplicações de herbicidas e fungicidas.

Com a volta do tempo mais seco e dias ensolarados, a semeadura também foi concluída nos Campos de Cima da Serra. As lavouras apresentam bom stand de plantas, e o desenvolvimento inicial é satisfatório.

Para conferir o Informativo Conjuntural na íntegra, acesse o site da Emater/RS.

Fonte: Emater/RS

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.