Safra Brasileira de soja deve ser superior a 100 milhões de toneladas

305

        Para a safra mundial de 2015/2016, as estimativas iniciais são de uma produção de 320 milhões e 490 mil toneladas, já considerando as previsões para a safra norte-americana, assim como a estimativa de 101 milhões e 80 mil toneladas para o Brasil em uma área de 33 milhões e 459 mil hectares e uma produção de 57 milhões de toneladas para a Argentina.

        No Brasil, particularmente, a semeadura da nova safra está em ritmo muito lento em função da falta de chuvas na maior parte da região produtora, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste, enquanto ocorrem fortes chuvas na região Sul do país de forma que, nos primeiros dez dias de outubro, foram semeadas no país 5,2% da área prevista para esta nova safra, enquanto a média dos últimos cinco anos é de 8,1% para o mesmo período. Tomando como exemplo o Centro-Oeste, temos que, o Mato Grosso, estado maior produtor brasileiro de soja, até a primeira semana de outubro tinha plantado somente 4% da área prevista para esta safra, enquanto a média dos últimos cinco anos é de 11,6% para o período. Mato Grosso do Sul também plantou somente 6% e Goiás 1% enquanto nos últimos cinco anos a média para o mesmo período é de 11,6% e 2,8%, respectivamente. Pelo menos, as previsões climáticas apontam para um certo otimismo com relação à ocorrência de chuvas já nos próximos dias para esta região.

        Já no Sul do país, está sendo verificada a ocorrência de grandes volumes de chuva que, embora, se por um lado dificultam as operações de plantio, por outro lado tem permitido também um avanço na semeadura aproveitando os bons índices de umidade. Assim, no Paraná, até este primeiro decêndio de outubro já foi semeada uma área equivalente a 22% das previsões para o estado, que seria praticamente o mesmo percentual de média nos últimos cinco anos para o mesmo período, ou seja que o excesso de precipitações, mas com ocorrência de alguns intervalos de seca, está permitindo manter um ritmo regular de plantio.

Willy Gustavo de La Piedra Mesones

E‐mail: willy.gustavo@emater.mg.gov.br

Tel: (34) 3338‐5156 ‐ Uberaba/MGкакжаровня грильdesign district miamiполучение нового загранпаспортаоценка сайта оценка продвижения

Texto originalmente publicado em:
EMATER/MG
Autor: Willy Gustavo de La Piedra Mesones

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA