Chuvas de dezembro ajudam a melhorar previsão da safra para 2018

927

O prognóstico da safra de grãos para 2018 aumentou de 219,5 milhões de toneladas para 224,3 milhões, um crescimento de 2,2%, revelou o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) divulgado hoje pelo IBGE.

“Em novembro, a estiagem prolongada tinha levado a um atraso no início do plantio”, explica o pesquisador do IBGE, Carlos Alfredo Guedes, “mas a abundância de chuvas em dezembro mudou esse quadro, levando a um ajuste nos prognósticos de área colhida e volume de produção do arroz, da soja e da primeira safra do milho”. Juntos, os três constituem quase 95% da estimativa de produção nacional de grãos.

#praCegoVer Gráfico da Produção e variação da produção segundo os prognósticos por Produto - Brasil 2018

O IBGE prevê que a safra de soja em 2018 será de 112,3 milhões de toneladas, a de arroz será de 11,7 milhões de toneladas e as duas safras de milho deverão ficar em 26,6 milhões e 57,9 milhões de toneladas, respectivamente.

Por enquanto, porém, a previsão é de uma safra anual menor do que a de 2017, que foi estimada em 240,6 milhões de toneladas. “É importante lembrar que a base de comparação é bem alta, porque em 2017 tivemos uma safra recorde. Por isso, a variação do volume total deve ser negativa, mas ainda assim está bem melhor do que prevíamos em novembro”, conclui Carlos Alfredo.

Fonte: IBGE

Autor: Eduardo Peret

Texto originalmente publicado em:
IBGE
Autor: Eduardo Peret

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.