Clima e o aumento dos custos de produção são as principais preocupações do produtor agropecuário brasileiro

304

De acordo com o levantamento Trimestral das Intenções de Investimento, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e pela Organização das Cooperativas Agropecuárias (OCB), painel que monitora a disposição do produtor em realizar investimentos adicionais ao que faz normalmente, as maiores preocupações dos produtores agropecuários em relação aos negócios são o clima, com 35% das respostas, e o aumento do custo de produção, com 34%, de acordo com a sondagem realizada no 3º trimestre de 2015.

Os dois itens também lideravam a lista de preocupações no levantamento anterior. A ordem, porém, era invertida, e o grau de preocupação era maior: o aumento de custo de produção liderava com 42%, seguido pelo clima, com 37%.

Os efeitos da desvalorização do real sobre as cotações dos produtos agrícolas diminuíram os temores a respeito da remuneração dos produtores. No 2º trimestre do ano, o preço de venda era uma preocupação para 23% dos entrevistados, terceiro item da lista – no levantamento atual, o item passou a ser o 4º colocado, com 16% das respostas. A escassez de crédito foi apontada como um problema por 13% dos produtores, o que significa um recuo de 4 pontos percentuais em comparação ao 2º trimestre de 2015.

icagro maiores preocupações do produtor agropecuário

 

Padrão Tecnológico – Produtor Agrícola

Caiu o percentual de produtores agrícolas dispostos a ampliar o padrão tecnológico das lavouras: 52% dos entrevistados disseram ter planos de investir mais em tecnologia nas lavouras. No primeiro trimestre de 2015, esse índice era de 68%.

Entre os que pretendem ampliar o investimento, pouco mais de dois terços têm a intenção de comprar sementes mais produtivas, e outros 32% planejam investir em fertilizantes diferenciados.

A parcela dos produtores com intenção de ampliar o investimento em controle de pragas, doenças e ervas daninhas saiu de 58% no 1º trimestre de 2015 para 29% na sondagem atual. Vale ressaltar que as respostas ao questionamento são múltiplas.

icagro produtor agricola

 

Padrão Tecnológico – Produtor Pecuário

A sondagem atual mostra uma diminuição das intenções de investimento por parte dos pecuaristas. No 3º trimestre deste ano, 66% dos entrevistados deste segmento disseram pretender aumentar os recursos aplicados em tecnologia. Entre aqueles que pretendem investir, o item que concentra a maior parcela das intenções é “genética”, com 70% das
respostas, seguido por “nutrição a pasto”, com 66%, “prevenção de doenças e parasitos”, com 62%, e “produtividade das pastagens”, com 57%.

icagro pecuarista

 

Com relação aos investimentos em máquinas e equipamentos apenas 14% manisfestam intenção de investir em maquinas agrícolas enquanto 26% afirmam que irão investir mais em qualificação de pessoas, crescimento de 5% em relação ao primeiro trimestre do ano.

Fonte: ICAGRO, Intenções de investimentos, 3 trimestre de 2015 , levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP e pela Organização das Cooperativas Agropecuárias – OCB e disponível em http://www.icagro.com.br/investimentos.asp?p=3t15.

 

 казан ходныйAppleBinary Tradingbinary optionintercombase

Texto originalmente publicado em:
Icagro
Autor: http://www.icagro.com.br/investimentos.asp?p=3t15

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA