Controle químico e biológico de Pratylenchus brachyurus na cultura da soja

2170

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficiência de produtos químicos e biológicos via sulco de semeadura, no controle de Pratylenchus brachyurus, na cultura da soja

Autores: Abreu, A.B.L.1; Agnes, D.C.1; Costa, M.A.2; Quirino, T.S2; Andrade, M.P.2; Piccinin, A.2; Silva, D.B. 2; Oliveira, N.B.3 Gomes, D.M.3; Franco, F.S.3

Algumas espécies de nematoides ocorrem com frequência na cultura da soja no Cerrado Brasileiro, no entanto, o nematoide das lesões radiculares, Pratylenchus brachyurus, têm sido motivo de preocupação entre os produtores devido às perdas significativas de produtividade, disseminação e pela dificulade de controle. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficiência de produtos químicos e biológicos via sulco de semeadura, no controle de Pratylenchus brachyurus, na cultura da soja.

O experimento foi conduzido em área com alta infestação de P. brachyurus no município de Chapadão do Sul (MS) na safra 2016/2017. Utilizou-se o delinemanto em blocos ao acaso com seis tratamentos e quatro repetições, sendo: T1- Trichoderma asperellum (100 g/ha) + Bacillus methylotrophicus (200 mL/ha); T2- Paecilomyces lilacinus (50 g/ha) + Trichoderma harzianum (30 g/ha) + Cu 11% (200 mL ha-1); T3- Pochonia chlamydosporia (250 g/ha); T4- Cadusafós (4.000 mL/ha); T5- Abamectina (500 mL/ha) e T6- Testemunha.

A cultivar de soja utilizada foi a M8210 IPRO. Foram realizadas avaliações de nematoides aos 30 e 60 dias após a emergência (DAE), massa de 100 grãos e produtividade ao final do ciclo da cultura. Aos 30 DAE, os tratamentos T1, T2, T3 e T5 apresentaram diferenças significativas quanto ao número de P. brachyurus em raízes, com porcentagem de controle, de 76%, 75%, 61% e 79%, respectivamente.

Quanto às avaliações de produtividade e massa de 100 grãos, os tratamentos foram semelhantes entre si, porém, o tratamento T3 (Pochonia chlamydosporia), apresentou ganho produtivo de 1.170 Kg/ha, em relação à Testemunha. Diante do objetivo proposto observou-se que o uso de nematicidas favoreceu a redução de P. brachyurus nas raízes de soja, assim como proporcionou incrementos produtivos. Sendo uma importante ferramenta a ser utilizada no manejo de nematoides em áreas infestadas.

Palavras-chave: Controle Biológico; Controle Químico; Nematoides; Manejo.

Apoio: Stoller

Informações do autores:     

1Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Chapadão;

2Universidade Federal de Mato Grosso do Sul;

3Universidade Estadual Paulista.

Disponível em: Anais da 34º Congresso Brasileiro de Nematologia. VITÓRIA – ES, Brasil.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.