DCTV destaca manejo sustentável dos insetos-praga da soja

316

As lagartas e os percevejos são os principais insetos-pragas que interferem na produtividade da soja. Por isso, o do Dia de Campo na TV Manejo sustentável dos insetos-praga da soja irá debater a importância dessas pragas, compartilhar as estratégias de manejo mais eficientes, destacar a importância da realização das áreas de refúgio nas lavouras Bt e ainda apresentar produtos de controle biológico de pragas.

Entre as principais lagartas estão: a lagarta da soja, a falsa medideira, a spodoptera e as lagartas heliothines, a exemplo das helicoverpas. O controle das principais pragas da soja deve ser feito com base nos princípios do “Manejo Integrado de Pragas”.  Essa metodologia consiste na tomada de decisão de controle com base no nível de ataque, no número e tamanho dos insetos-pragas e no estádio de desenvolvimento da soja.

Mais recentemente, o produtor conta com o beneficio da soja Bt que consiste em uma planta transgênica que expressa toxinas da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt). Em campo, a bactéria é um agente de controle biológico das principais lagartas.  A utilização da área de refúgio associada ao Manejo Integrado de Pragas (MIP) é a base para a sustentabilidade da tecnologia Bt. “O objetivo do refúgio é favorecer a manutenção de populações suscetíveis e retardando a seleção de insetos resistentes”, diz o pesquisador Adeney de Freitas Bueno.

Segundo o pesquisador, os percevejos são as pragas mais importantes da soja, porque eles afetam seriamente o rendimento e a qualidade do grão. “Além disso, é mais difícil o controle desses insetos-praga, porque existe pouca disponibilidade de produtos com diferentes mecanismos de ação”, afirma o pesquisador.

Também será destacado no Dia de Campo na TV o controle biológico aplicado. Nesse caso, os inimigos naturais podem ser multiplicados e liberados nas lavouras. A cultura da soja conta com alguns produtos biológicos para controle de pragas já registrados e disponíveis no mercado.

O Dia de Campo na TV “Manejo sustentável dos insetos-praga da soja” foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) em parceria com a Embrapa Soja (Londrina, PR), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

 Fonte: Embrapa, Lebna Landgraf (MTb 2903-PR) (MTb 2903-PR)
Texto originalmente publicado em:
Embrapa
Autor: Embrapa

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.