Efeito de bioestimulante em características de crescimento do milho

86

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de bioestimulante em características de crescimento do milho.

Autores: IRINEU E. KUHN; GABRIEL L. PIATI; SEBASTIÃO F. DE LIMA; OSVALDIR F. DOS SANTOS; RITA DE C. F. ALVAREZ; MAYARA S. ZANELLA

Trabalho disponível nos Anais do Evento e publicado com o consentimento dos autores.

RESUMO:

O milho é a segunda cultura de maior importância na produção de grãos no Brasil, no entanto, os custos de produção inerentes aos insumos aplicado têm aumentado ao longo dos anos e dessa forma, a utilização de bioestimulantes pode contribuir na promoção do crescimento das plantas e consequentemente, no aumento da produtividade de grãos.

Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de bioestimulante em características de crescimento do milho. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema fatorial 2×5, com quatro repetições, utilizando o híbrido simples CD3612PW.

Os tratamentos foram constituídos pela combinação da ausência e 0,5 L ha-1 de bioestimulante, com o produto Stimulate®, aplicada via foliar e cinco doses do mesmo produto aplicado em sementes (0; 6,25; 12,5; 18,75; 25 mL kg-1). Foram avaliadas a área
foliar e a massa seca de folhas do milho.

A presença do bioestimulante resultou em maior área foliar e a dose de 16,6 mL kg-1 foi a que proporcionou o maior valor.

Houve interação entre os fatores para a variável massa seca de folhas, sendo que as doses de 16,2 e 12,8 mL kg-1 bioestimulante, na ausência da aplicação foliar e na aplicação de 0,5 L ha-1, respectivamente, resultaram nos maiores valores de massa seca de folha. Concluiu-se que o bioestimulante afeta positivamente a área foliar e a massa seca de folhas de milho quando aplicado nas sementes, via foliar ou em conjunto.

Apoio: UFMS/Fundect.

Informações do autores:     

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Chapadão do Sul.

Disponível em: Anais do I Simpósio Latino-Americano sobre Bioestimulantes na Agricultura, Florianópolis – SC , Brasil.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA