EMATER/MG divulga conjuntura do Algodão

262

A cotação do algodão no mercado brasileiro fechou a última semana do mês de outubro em baixa. O produto em pluma no CIF de São Paulo foi de R$2,33/libra-peso o que significa uma redução de 0,85% em relação ao mesmo período do mês de setembro. A queda na ascendência dos preços foi à primeira desde junho de 2015 quando os preços do algodão sempre vinham apresentando variações positivas em relação às cotações dos meses antecedentes. Assim, segundo os analistas de mercado, a interrupção na escalada altista dos preços do produto se deve a fatores relacionados com oferta e procura.

Com relação à oferta, o mercado encontra-se abastecido pelo volume de pluma disponibilizado pelos cotonicultores ao passo que as indústrias têxteis estão sentindo os reflexos da economia em recessão, marcada pela queda do consumo devido à redução da renda da população.

Quanto ao mercado internacional, a Bolsa de Nova York encerrou o mês de outubro com alta de 3,6% isto, em função da divulgação da qualidade inferior do algodão norte-americano que interferiu de forma significativa na escalada altista da cotação do algodão no mercado internacional.

Quanto ao plantio das lavouras, os cotonicultores estão na dependência das condições climáticas favoráveis, o que não vem ocorrendo nas principais regiões produtoras devidos aos efeito do fenômeno “El Niño”, que tem provocado instabilidades climáticas no Brasil como um todo. Em Minas Gerais a janela de plantio inicia-se em 20 de novembro em cumprimento ao vazio sanitário instituído pelo Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, como medida fitossanitária para a prevenção e controle do bicudo (Anthonomus grandis). A estimativa de área a ser plantada deverá ser semelhante à safra passada de 18,8 mil hectares.

Fonte: EMATER/MG

Autor: Reinaldo Nunes de Oliveira

wheel well covers for trucksхарьковскийпродажа юридических фирмалименты размер украинаbest binary trading website

Texto originalmente publicado em:
Emater/MG
Autor: Reinaldo Nunes de Oliveira

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA