EMATER/RS divulga a situação das lavouras de verão no estado

241

Arroz – Os orizicultores estão encontrando dificuldades neste início de safra, sendo impedidos de executar a contento o plantio, que nesta semana alcança apenas 34% da área. Muitos ainda estão recompondo as lavouras prejudicadas pelas recentes chuvas, sendo que outros ainda se encontram com lavouras submersas, principalmente nas várzeas localizadas à beira de rios e arroios. Entre as consequências que deverão ser sentidas pelos produtores, estão o atraso na semeadura e o aumento nos custos de produção devido a um novo preparo, como remontagem de taipas e limpeza dos canais de drenagem, e mesmo o replantio de algumas áreas.

Milho – As lavouras seguem com excelente desenvolvimento vegetativo, beneficiadas pelas altas temperaturas e boa umidade presente no solo. No momento se intensifica a fase reprodutiva com 6% das lavouras em floração e 1% já em enchimento do grão. Os efeitos da geada não são mais observados naquelas plantas que estavam na fase v4 (quatro folhas) ou menos. Com isso os agricultores complementam os tratos culturais com controle de ervas e aplicação de nitrogênio em cobertura. Embora tenha sido constatada uma maior incidência de pragas nas lavouras, não chegou a atingir o nível de dano econômico. Durante esta última semana, o plantio alcançou 70% da área prevista para este ano, contra os 64% registrados anteriormente.

Soja – As primeiras lavouras da safra 2014/2015 começam a ser plantadas no RS, localizando-se 4 principalmente no Norte e Noroeste do Estado. Estima-se que já tenham sido semeados cerca de 130 mil hectares, o que representa pouco mais de 3% do total previsto. No ano passado o plantio atingia 1%, sob condições climáticas muito similares às atuais. O percentual poderia ser maior não fosse a situação desfavorável verificada até meados deste mês, quando o excesso de umidade impossibilitou os trabalhos prévios à semeadura, como a dessecação de pastagens e outras coberturas verdes. Com a melhora das condições, os produtores deverão acelerar o processo nas próximas semanas.

Fonte: EMATER/RS

options binary $100 bonus no depositкупить проектор отдельной реальностиbanc de binary bbbраскрутка сайта в yandexпродвижение сайта в яндексе и гугле

Texto originalmente publicado em:
EMATER/RS
Autor: Gerência de Planejamento – GPL Núcleo de Informações e Analises – NIA

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA