Emater/RS divulga o atual o momento da cultura do arroz no estado

218

     Os produtores de arroz no RS continuam realizando preparo de solo e iniciando o plantio. As últimas precipitações atrasaram a semeadura em todo o Estado. Essas mesmas precipitações contribuíram para melhorar o nível de volume nos açudes, entretanto, causaram transtornos nas áreas já implantadas e nas áreas a serem cultivadas. Há informações de que as cheias nos rios e arroios deixaram lavouras submersas. Em relação à necessidade de replantio não é ainda possível um parecer com segurança sobre a questão.

Situações regionais

Região da Campanha e Fronteira Oeste

Área estimada de plantio para essa safra – 337 mil hectares

Em decorrência das precipitações, poderá haver redução de plantio, se essa situação se prolongar. O plantio se encontra atrasado. Até o momento, na região, somente cerca de 15% da área foi plantada (± 50 mil hectares), onde já deveriam estar semeados cerca de 40% da área (135 mil hectares). As chuvas inundaram muitas lavouras que estavam em germinação. Se as precipitações pararem, ainda há possibilidades de recuperação e talvez algum replantio; se não, ocorrerão redução e perdas.

Municípios com maiores problemas – Dom Pedrito, Alegrete e Uruguaiana.

Região Sul

A situação da lavoura de arroz irrigado em relação ao plantio é a seguinte:

  • Arroio Grande – 18%
  • Santa Vitoria do Palmar- 29%
  • Pelotas- 35%
  • Rio Grande – 36%
  • Jaguarão – 46%.

      A média geral da área plantada na região é de 29%. O plantio está atrasado devido ao excesso de chuvas e consequente inundação das áreas. Em Jaguarão ocorreram replantios em algumas áreas que tiveram períodos longos de inundação, no início do mês.

Região Central e Vale do Jaguari

Área total na região: 146.559 hectares

         Área plantada até o momento: 8.793 hectares, dos quais deverão ser replantados 7.034 hectares. Pelo menos 90 mil hectares de áreas da cultura do arroz estão submersos. Diante desta situação haverá atraso no plantio das lavouras de arroz, o que acarretará menor produtividade, pois nos afastaremos da melhor época para o plantio do arroz, que para essa região vai de meados de outubro até a primeira quinzena de novembro. Nessa semana no RS, a comercialização da saca de 50 kg do arroz em casca teve pequeno aumento: subiu 1,48%, chegando aos R$ 39/sc.

Fonte: EMATER/RS

keyпудинг эторабота юрист в киевеконфискат авто украинареставрация паркета

Texto originalmente publicado em:
EMATER/RS
Autor:

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA