Entenda a importância do tratamento de sementes na soja e milho

2539

A perda em rendimento de uma semente não tratada pode variar entre 10 e 40%

 O tratamento de sementes é considerado um dos principais processos que antecedem o plantio e o cultivo das plantas de soja e milho. Entenda o porquê desta técnica ser tão importante para assegurar um bom estabelecimento da lavoura e, consequentemente, um alto potencial produtivo.

1.    O primeiro passo é a escolha de uma semente certificada e de alta qualidade.

“Semente de alta qualidade é fundamental para o sucesso na agricultura. A decisão está nas mãos do comprador e ele precisa pensar o que é mais caro: a semente ou uma lavoura mal estabelecida e com falhas?”, ressalta Sergio Abud, pesquisador da Embrapa.

2.    Proteja o potencial genético das sementes.

É neste momento que entra em ação um bom tratamento para evitar danos provocados por pragas e doenças nas sementes e plântulas.

“O potencial de perda em rendimento de uma semente não tratada pode variar entre 10 e 40% e está diretamente relacionado às espécies de pragas e doenças, a intensidade da incidência, além da época e condições do clima e solo em que o plantio foi realizado”, afirma Mairson Santana, gerente de Marketing de Tratamento de Sementes e Biotecnologia da BASF.

3.    Como tratar as sementes

A semente de milho híbrido é tratada com fungicidas diretamente nas empresas fornecedoras de sementes.

Na soja o tratamento pode ser feito “on farm”, com o auxílio de máquinas específicas para este fim dentro das propriedades. Outra forma é por meio do Tratamento Industrial das Sementes também chamado TSI, o qual é realizado pelas sementeiras. Este tratamento além de proteger as sementes de pragas e doenças, também possibilita a aplicação de bactérias fixadoras de nitrogênio e polímeros que melhoram a plantabilidade e reduzem a presença de falhas na lavoura.

4.    Benefícios do tratamento de sementes

O tratamento de sementes é uma das medidas fitossanitárias mais eficientes nas lavouras de soja e milho. Esta prática não só ajuda a eliminar ou reduzir a pressão de pragas e doenças em sementes e plântulas, mas também pode impedir a entrada do patógeno em áreas isentas.

A semente tratada também pode favorecer a germinação mais uniforme das plântulas e evitar a necessidade de replantio.

5.    Oferta BASF

Para garantir a proteção do potencial genético das sementes de soja a BASF oferece oStandak® TopO produto apresenta funções múltiplas e complementares no seu efeito inseticida e fungicida, blindando as sementes e plântulas contra o ataque de pragas e doenças de solo que interferem no processo de germinação e desenvolvimento uniforme da lavoura de soja.

A solução é a única no mercado com três princípios ativos distintos e eficientes no manejo de pragas como lagarta elasmo, coró e tamanduá-da-soja, além de importantes doenças que atacam as sementes e plântulas. Standak® Top também permite a máxima expressão do potencial genético das sementes, além de oferecer maior tolerância ao estresse hídrico e a nematoides. Outro benefício dessa formulação é a baixa dosagem que protege a semente sem afetar a germinação.

“A BASF oferece soluções completas para empresas de sementes, multiplicadores e produtores. O serviço reúne proteção de sementes e plântulas, serviços customizados e tecnologias inovadoras”, comenta Mairson Santana

 

Sobre a Divisão de Proteção de Cultivos da BASF

Com uma população em rápido crescimento, o mundo está cada vez mais dependente da nossa capacidade de desenvolver e manter uma agricultura sustentável e ambientes saudáveis. A divisão de Proteção de Cultivos da BASF trabalha com agricultores, profissionais agrícolas e especialistas em manejo de pragas para ajudar a tornar isso possível. Com a cooperação desses parceiros, a BASF é capaz de sustentar um robusto pipeline de P&D, um portfólio inovador de produtos e serviços e equipes de peritos no laboratório e em campo para apoiar nossos clientes no sucesso dos seus negócios. Em 2016, a divisão de Proteção de Cultivos da BASF gerou vendas de mais de € 5,6 bilhões. Para obter mais informações, visite-nos em www.agro.basf.comou por meio de nossos canais de mídias sociais.

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 114 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 58 bilhões em 2016. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.

(*) Uso exclusivamente agrícola. Aplique somente as doses recomendadas. Descarte corretamente as embalagens e restos de produtos. Incluir outros métodos de controle do programa do Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponíveis e apropriados. Standak® Top está devidamente registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob o número 01209.

Fonte: Assessoria de Comunicação BASF

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.