Especialistas comentam tendência de piloto automático no agronegócio. Saiba mais!

1925

Nos últimos anos, a agricultura vem sendo uma das atividades que apresenta rápida evolução tecnológica. Inovações em máquinas e implementos surgem todo ano, trazendo diversas facilidades, melhorando a qualidade das atividades, reduzindo o custo operacional, aumentando a eficiência e, por fim, melhorando a produtividade.

E dentre todas estas inovações tecnológicas, o uso de sistemas automáticos (como o piloto automático) vem sendo motivo de diversas pesquisas, se tornando o principal objetivo de fabricantes de máquinas agrícolas. As três principais montadoras mundiais já apresentam diversas soluções referentes à essa inovação que promete revolucionar (ainda mais!) o trabalho no campo. Confira:

Piloto automático em máquinas agrícolas: como funciona?

Conduzir máquinas agrícolas sem colocar as mãos no volante! Isso resume o conceito de piloto automático. Com essa inovação o conceito de agricultura de precisão se faz totalmente presente.

O piloto automático representa a base para qualquer projeto de tecnologia de agricultura de precisão em todas as culturas”, explica Alex Mendes, especialista em Soluções de Preparo de Solo da John Deere Brasil.

De forma geral, Mendes explica que o piloto automático baseia-se na utilização de um dispositivo GNSS (receptor), que envia informações de posicionamento georreferenciadas ao sistema de direção da máquina, fazendo com que a mesma siga um caminho pré-determinado, sem a interação do operador.

Essa inovação tecnológica também é compartilhada por Felipe Sousa, Gerente de Soluções Tecnológicas da Case IH. Ele explica que os sistemas de piloto automático possibilitam a garantia do paralelismo entre as passadas da máquina agrícola durante sua operação. “No plantio, a garantia do paralelismo entre as passadas da plantadeira permite ao produtor ter maior eficiência no aproveitamento de sua área, consequentemente aumentando sua produtividade”, comenta.

Continua após a publicidade…


Quer + conhecimento no carnaval? Aproveite nossos descontos e matricule-se em um dos nossos cursos. SOMENTE no carnaval, cursos de R$ 79,90 por R$ 50,00. Você cursa no seu tempo livre e ainda ganha um certificado. Clique aqui e confira.

A agricultura não para, e seu aprendizado?


 

Vantagens deste tipo de inovação tecnológica

A utilização deste tipo de tecnologia representa inúmeros benefícios às etapas de plantio, tratos culturais e colheita. Segundo Dener Jaime, Coordenador de Marketing do Produto Fuse, o piloto automático é uma tecnologia de agricultura de precisão que permite um melhor desempenho da máquina agrícola no campo, com redução nos custos operacionais e no impacto ao meio ambiente.

Ele salienta que o sistema também diminui a fadiga do operador, possibilitando que sua atenção esteja voltada apenas à atividade que está sendo realizada na lavoura, não precisando se preocupar com o traçado em que a máquina deverá percorrer no campo.

Tal vantagem também é compartilhada por Souza, para quem o piloto automático possibilita obter, no plantio, a instalação da cultura com paralelismo de alta qualidade e com maior eficiência, respeitando o planejamento para implantação.

Já Mendes explica que na etapa de aplicação de defensivos, por exemplo, o piloto automático ajuda a reduzir o pisoteio durante a operação, bem como, atrelado a outros recursos como desligamento de seções e taxa variável, reduzindo custos com os insumos.

Finalmente, na colheita, o piloto automático faz com que as máquinas tenham seu desempenho otimizado, permitindo que as plataformas de corte trabalhem sempre cheias e evitando sua subutilização ou que sejam deixadas faixas não colhidas na lavoura. “No caso específico da cana, o piloto automático garante que a colhedora faça seu trabalho sem provocar danos às soqueiras adjacentes”, explica Mendes.

Todas as máquinas agrícolas podem dispor dessa inovação

Essa inovação tecnológica pode ser empregada tanto em tratores, quanto em colheitadeiras e pulverizadores. A cada dia, as máquinas são desenvolvidas para terem mais tecnologia, estando ainda mais aptas para soluções inovadoras, como o piloto automático.

Segundo os representantes, o piloto automático pode ser aplicado em todas as atividades, desde o preparo de solo até a colheita. “O principal objetivo dos produtores é manter o paralelismo entre as passadas, o piloto automático ajudará nisso e aumentará o rendimento operacional em todas as atividades”, afirmam.

Além disso, em alguns casos, há a possibilidade de instalar o piloto automático em máquinas agrícolas de praticamente todas as marcas presentes no mercado brasileiro.

Desafios para manter os trabalhadores no campo

Será que a inovação tecnológica no campo pode trazer a falta de postos de trabalho na zona rural? “As máquinas vão dominar a produção agrícola!”, dizem. De certo modo, isso pode até acontecer, porém, os representantes das empresas de tecnologia entrevistadas concordam quanto às soluções para esse fato.

Alex Mendes e Dener Jaime opinam que a especialização dos operadores e técnicos é, sem dúvida, uma necessidade nas operações agrícolas brasileiras, e ainda pode melhorar bastante. Com a capacitação e a mão de obra especializada é possível explorar todos os recursos tecnológicos disponíveis nas máquinas agrícolas, preparando os profissionais para lidar com os mais diversos tipos de equipamentos.

Felipe Sousa segue a mesma linha e explica que do ponto de vista do operador, trabalhar com o piloto automático é positivo. “A utilização destes sistemas demanda treinamento operacional, com isso o profissional possui nível de especialização superior quando comparado àqueles que não possuem, consequentemente, será mais valorizado pelo mercado”.

Com todos os avanços da inovação em tecnologias de agricultura de precisão, a especialização dos colaboradores envolvidos nas atividades do campo é cada vez mais importante, somente assim, ele poderá extrair o máximo benefício destes sistemas, além de manter seu espaço no campo.

O piloto automático na máquinas agrícolas é um grande aliado da produtividade do campo, trazendo avanços em todos os sentidos. Compartilhe essa notícia com seus amigos apaixonados pela vida no campo!

Fonte: Agrishow Digital, o canal de conteúdo digital da Agrishow.

Confira tudo sobre o Agrishow 2018 clicando aqui.

logo Agrishow

Texto originalmente publicado em:
Agrishow Digital
Autor: Redação Agrishow

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA