Estratégias de barter para tradings e revendas

3501

A safra começa a ser colhida e o agricultor planta outra no lugar, e já planeja a próxima. Assume para si o risco climático, e de preços.

O crédito do banco não é suficiente para cobrir as despesas. Nem é disponível a todos.

A alternativa mais fácil, para lidar com o risco e ter acesso a crédito, é se unir aos parceiros locais, revendas, consultores, e as tradings para viabilizar o plantio. Uma prática comum são os barters também chamados de “pacotes”, no qual um parceiro fornece os insumos, e “travam” os custos em sacas de produção. O produtor tem seu fruto de trabalho como moeda, e os parceiros, sabem que podem contar com a produção de seus melhores clientes.

Por facilidade, e pouco conhecimento, esta prática se resume a um contrato a termo. Uma promessa de pagamento e recebimento a um preço estabelecido em uma determinada data. O agricultor se protege de possíveis quedas, mas não participa de uma alta nos preços. Os parceiros, costumam vender essa promessa de pagamento a uma trading, e quando possível, ganham um pequeno spread na intermediação.

Por falta de conhecimento sobre a atuação na Bolsa de Mercadorias e Futuros, muito pouco se conhece sobre as opções, as calls e as puts.

Focando nas revendas: Não seria interessante, comercialmente, poder vender insumos, via barter, e poder oferecer ao produtor a possibilidade de participação na alta?

Que produtor não gostaria de estar protegido da queda do preço, pelo contrato a termo, mas com chances de ganho caso o mercado melhore? Qual seria o poder dessa estratégia para alavancar as vendas?

O mercado de opções fornece diversas estratégias para esse fim, compra de Call. Compra de Call Spread. Compra de produtos estruturados de opções.

Importante consultar um especialista em commodities, ou assessor de investimentos de alguma corretora, para analisar os cenários e estratégias.

Maurillo Marcondes Lários – Engenheiro agrônomo formado pela ESALQ USP. Mestre em Agrononegocios pela ESALQ USP. Assessor de investimentos certificado pela Comissão de Valores Mobiliários. Especialista em commodities. Produtor rural no Mato Grosso.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA