Excesso de umidade atrasa plantio da soja no RS, em algumas áreas há necessidade de replantio

193

Lavouras plantadas já atingem 93% da área prevista para esta safra, com pequena evolução do plantio, pois na semana que passou a área plantada foi pequena em função das chuvas e do excesso de umidade, e não foi possível a realização do plantio.

Novamente foi necessário realizar replantios em algumas áreas, principalmente nas cabeceiras e, em sua maioria, em função do manejo inadequado do solo (plantio morro abaixo, extinção de terraços) e em áreas que tiveram a morte das plântulas por fungos ou devido à compactação da camada superficial pelo impacto da gota da chuva, formando o selamento do solo superficial que impediu uma germinação uniforme. Em algumas propriedades o replantio está sendo realizado pela terceira vez, aumentando os custos. Como consequência as lavouras não apresentam o mesmo stand de plantas em toda sua extensão, mostrando bolsões com número de plantas abaixo do ideal.

Os produtores têm optado por não realizar o replantio nestas áreas, mantendo-se assim a desuniformidade da lavoura. No geral, as áreas se encontram em germinação e desenvolvimento vegetativo, sendo que as lavouras que têm plantas com mais de 15 cm de altura apresentam bom aspecto.

As áreas plantadas precocemente estão com bom desenvolvimento, sendo que os produtores seguem o monitoramento quanto à presença de doenças fúngicas. Nestas, de maneira lenta, inicia-se a fase reprodutiva (floração), não atingindo, todavia, 1% do total plantado.

Situação_soja_RS_18.12.15

Preço médio da saca de 60 kg: R$ 73,70.

Fonte: Emater/RS

miamiалюминевая24option downавтоконфискат продажапродвижение по запросам

Texto originalmente publicado em:
Emater/RS
Autor:

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA