Expectativas para a safra 15/16 de Soja no Brasil: região CENTRO OESTE

296

Segundo as estimativas da Conab a região centro oeste poderá ultrapassar a barreira dos 15 milhões de hectares cultivadas com soja.

A principal produtora da oleaginosa no país é Devera  apresentar um incremento percentual no seu plantio, variando de 1 a 2,6%, podendo atingir o recorde numa área que poderá ultrapassar os 15 milhões de hectares.

As atenções estão voltadas para as condições climáticas, uma vez que ainda não ocorreram de forma generalizada as precipitações suficientes para o plantio da oleaginosa.

As chuvas que estavam sendo esperadas para ocorrer até o início de outubro, ainda não aconteceram na dimensão e extensão previstas, imaginando-se tratar-se este ano, de um ciclo mais seco do que a média. Tal cenário causa preocupação, pois se as chuvas atrasarem muito, poderão também afetar negativamente a produção do milho segunda safra, num ano com custos de produção mais elevados.

No Mato Grosso do Sul a cultura da soja apresenta tendência de aumento na área plantada, variando de 1 a 3% em relação à safra passada, que atingiu 2.300,5 mil hectares. O crédito para custeio teve a princípio uma liberação lenta em relação a safras anteriores, mas foi normalizado nas últimas semanas. Como alternativa ao crédito bancário existem as operações de aquisição de insumos, envolvendo as cooperativas e fornecedores com a condição de pagamento por ocasião da colheita. Os custos de produção seguem apresentando foco de preocupação, mas com a alta do dólar ao longo do ano, os produtores vislumbram melhores preços de comercialização para a colheita desta safra, o que serve como incentivo para a manutenção do pacote tecnológico aplicado na safra passada, que possibilitou rentabilidades estimulantes. Soma-se a este cenário a perspectiva de clima favorável à cultura em função da influência do fenômeno El Niño. Mantidas essas condições, são esperadas boas produtividades em relação à média dos anos anteriores.

Na tabela abaixo pode-se comparar as expectativas de semeadura e produção para a safra 15/16 com o efetivado na safra 14/15 (clique 2 x sobre a imagem para ampliar):

soja centro oeste

Fonte: Acomp. safra bras. grãos, v. 3 – Safra 2015/16, n. 1 – Primeiro levantamento, outubro 2015.

курс рублякакхороший ноутбук для домауслуги юриста харьковbinary options

Texto originalmente publicado em:
CONAB
Autor:

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA