Finalizada a semeadura do arroz em todas as regiões produtoras do Rio Grande do Sul

37

Arroz – O plantio da área destinada ao arroz se encontra finalizado em todas as regiões produtoras. De maneira geral os produtores conseguiram concluir os trabalhos dentro do período recomendado, em que pese a chuva registrada acima da média durante outubro, período no qual a semeadura se mostra, historicamente, mais intensa.

No momento as lavouras têm se desenvolvido de maneira satisfatória, com o controle de invasoras sendo realizado com bons resultados. A aplicação de nitrogenados nas lavouras também tem cumprido sua finalidade, proporcionando bom perfilhamento às plantas.

Há de se pontuar, entretanto, que lavouras semeadas nos últimos dias, principalmente na região central e áreas do Sul, vêm apresentando germinação desuniforme devido à pouca chuva registrada nos últimos quinze dias. Aliadas a este fato, as baixas temperaturas para esta época do ano durante as madrugadas e os ventos constantes resultaram em dificuldades para uma germinação mais intensa e vigorosa.

Todavia, apesar do contratempo por ora causado, este é perfeitamente contornável com o correto manejo da irrigação, o que diminuiria os riscos de possíveis prejuízos.
Algumas áreas plantadas ainda em fins de setembro e início de outubro, em especial na Fronteira Oeste, começam a apresentar plantas em início da fase reprodutiva (diferenciação floral).
Entretanto, as lavouras nessa situação ainda não alcançam 1% do total plantado.

Fonte: Emater/RS

Texto originalmente publicado em:
Informativo Conjuntural Nº 1.479
Autor: Emater/RS

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA