Está disponível para download gratuito o boletim técnico do IAPAR contendo a avaliação anual das cultivares de milho realizada na safra 2017/2018 em todas as regiões produtoras do Paraná.

Autoria dos pesquisadores Deoclécio Domingos Garbuglio, Pedro Sentaro Shioga, Antonio Carlos Gerage, Pedro Mário de Araújo, Rodolfo Bianco, Adriano Augusto de Paiva Custódio e Alberto Sérgio do Rego Barros, todos do IAPAR, a obra tem como objetivo oferecer, a técnicos e produtores envolvidos no planejamento do plantio, dados sobre cultivares de melhor rendimento e mais adaptadas às condições de solo e clima das zonas produtoras do Estado.

A publicação apresenta resultados de ensaios conduzidos nas regiões Norte (Cambará, Floresta Londrina), Oeste (Palotina, Santa Helena e Santa Tereza do Oeste), Centro-Oeste (Campo Mourão), Centro-Sul (Guarapuava e Ponta Grossa) e Sudoeste (Pato Branco). Foram avaliadas 15 cultivares convencionais e 11 geneticamente modificadas, das empresas Avantiseedes, Dow, Geneze, Jmen, Semeali, KWS e Morgan.

FUNGICIDAS – O destaque desta edição é a avaliação da resposta de cultivares ao tratamento de doenças foliares com fungicidas, experimento conduzido em Campo Mourão e Pato Branco. Foram avaliadas as substâncias piraclostrobina, epoxiconazol e mancozebe.

O boletim técnico “Avaliação Estadual de Cultivares de Milho – safra 2017/2018” é resultado de parceria entre o IAPAR e a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (Fapeagro).

Fonte: IAPAR
Texto originalmente publicado em:
IAPAR
Autor: IAPAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.