Iapar lança plataforma on-line para gestão de máquinas agrícolas

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lança nesta edição do Show Rural o módulo de avaliação econômica do Sistema para Gestão de Máquinas Agrícolas (Sigma), uma plataforma que desenvolve em parceria com a Agropixel, empresa de tecnologia da informação voltada à agropecuária sediada em Londrina (PR). A inovação é dirigida a produtores de grãos.

“O Sigma permite avaliar o quanto da produção é necessário para cobrir o investimento realizado em máquinas, e também indica as operações que podem ter seu custo reduzido, explica o pesquisador Anderson de Toledo.

De acordo com Toledo, a disponibilidade de linhas de financiamento e acesso ao crédito incentivam os produtores a adquirir máquinas e equipamentos em intervalos cada vez menores. “A ideia é oferecer uma ferramenta para auxiliar o produtor a melhorar o planejamento da propriedade”, explica.

FUNCIONAMENTO – Com acesso pela internet e aplicativos móveis, o Sigma possibilita ao produtor registrar as atividades e obter informações sobre o dimensionamento do conjunto mecanizado e o custo de cada operação.

Os produtores que fazem esse controle em geral usam cadernos ou planilhas, segundo Toledo. “O Sigma permite registrar e saber em detalhes, e on-line se as máquinas estão se pagando. Com o tempo, ele terá um histórico das atividades e poderá fazer simulações para novas operações”, esclarece.

O próximo módulo do sistema, em fase de desenvolvimento, agregará funcionalidades para a gestão operacional, com a coleta de dados das máquinas, análise de desempenho, necessidades de manutenção e até auxílio na seleção apropriada dos equipamentos e sua regulagem.

A solenidade de lançamento do Sigma será nesta quarta-feira (8), às 11 horas, no estande do Iapar.

Fonte: Agência de Notícias PR

Texto originalmente publicado em:
Agência de Notícias PR
Autor: Agência de Notícias PR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.