Como identificar as principais espécies de percevejos em soja?

5943

A sanidade da soja varia entre as regiões de cultivo e sofre constantes alterações de acordo com a ocorrência de pragas. Os percevejos e as lagartas formam o grupo mais daninho de pragas, afetando o rendimento, a qualidade dos grãos e a lucratividade do sojicultor.

Dentre as espécies de percevejos, são predominantes o percevejo-marrom (Euschistus heros), o percevejo-verde- pequeno (Piezodorus guildinii) e o percevejo-verde (Nezara viridula). O impacto da ocorrência dessas espécies, está relacionado à sua densidade populacional, a fase da cultura e o período (número de dias) que ficam sobre as plantas.

Para um correto monitoramento e manejo desses insetos-praga é necessário o conhecimento técnico para a identificação de cada espécie. Assim, o Portal Mais Soja trará uma sequência de posts com dicas de identificação, monitoramento, danos causados e manejo das principais espécies de percevejos da soja.

Abaixo confira uma breve descrição das principais espécies de percevejos ocorrentes em soja:

Euschistus heros 

O percevejo marrom é o mais abundante nas lavouras de soja do Brasil, sendo considerado o percevejo que menos causa dano entre as espécies, porém o mais tolerante aos inseticidas.

O adulto possui coloração marrom-escuro com dois prolongamentos laterais no pronoto (espinho nas pontas próxima a cabeça). No centro de seu corpo, esse percevejo possui uma mancha branca, caracterizando assim o percevejo marro. Todo seu corpo possui coloração marrom inclusive na parte ventral do inseto.

Exemplar de Euschistus heros:H. heros

Piezodorus guildinii

O percevejo verde-pequeno recebe esse nome pela sua coloração verde clara e tamanho que é inferior ao percevejo verde. Sua distribuição nas lavouras é mais restrita e apresenta elevado potencial de ocasionar danos na cultura de soja.

O adulto apresenta o tamanho médio de até 9 mm com coloração verde clara, podendo tornar-se mais amarelado com o passar do tempo de vida desse inseto. Esse percevejo possui uma listra marrom-avermelhada no pronoto (próximo a cabeça do inseto).

Exemplar de Piezodorus guildinii:

P guildinni

Nezara viridula

O percevejo verde já foi o percevejo de maior importância na sojicultura brasileira, porém atualmente vem desaparecendo das lavouras. Esse fator está relacionado a facilidade de controle dos inseticidas utilizados e a grande ocorrência de parasitismo nessa espécie, que pode chegar a valores superiores a 80%.

Esse percevejo mede em média 13 mm e possui coloração verde, podendo variar para um verde mais escuro com a idade do percevejo.

Exemplar de Nezara viridula:Percevejo verde

Exemplos de percevejos que atacam a cultura da soja:

percevejos e a soja

Curtiu? Compartilhe.

A informação faz a diferença, mas para isso, precisa estar disponível para todos.

соус карбораkorean translate to englishтест летних шин r14 для кроссоверовбесплатная консультация юриста онлайнраскрутка сайта yandex

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA