Matando dois coelhos com uma cajadada só

2006
pragas percevejos milho
pragas percevejos milho

O manejo adequado da buva reduz a pressão por insetos praga na soja

Um dos fatores que mais impactam a produção de soja são as plantas daninhas. Elas competem com a cultura por luz, água, nutrientes e espaço e podem causar perdas superiores a 80% ou até chegar a inviabilizar a colheita.

Além de afetar a produtividade das culturas, reduzem a qualidade dos grãos, provocam maturação desuniforme, dificultam a colheita, liberam substâncias alelopáticas que reduzem a germinação e servem de hospedeiras para pragas e doenças. Isso pode ocorrer tanto no período de safra como no de entressafra.

Uma das plantas daninhas mais importantes no Brasil é a buva (Conyza bonariensis), que cresce tanto em culturas de verão como em culturas de inverno. Para avaliar a contribuição dessa planta para a manutenção da população de pragas da soja, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  realizaram uma série de trabalhos em campo.

Os resultados mostraram que a buva forneceu abrigo a importantes insetos sugadores de soja, tais como: Edessa meditabundaPiezodorus guildiniiDichelops sp.Euschistus heros e Nezara viridula. Incluindo as lagartas desfolhadoras Anticarsia gemmatalisSpodoptera frugiperdaChrisodeixis includensSpodoptera eridaniaHeliothis virescens e Helicoverpa gelotopoeon. Foi possível identificá-las principalmente após a maturação da soja e também serviu como uma fonte alternativa de alimento para essas espécies.

Para reduzir a pressão de insetos pragas, portanto, é fundamental que se realize o manejo de plantas daninhas de maneira adequada, que vai desde o plantio sem falhas e do uso de  materiais de propagação certificados até a escolha correta dos herbicidas, se necessário.

Para saber mais: Dalazen et al. (2016)

Fonte: Defesa Vegetal.Net

Texto originalmente publicado em:
Defesa Vegetal.Net
Autor: Defesa Vegetal.Net

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.