Milho gaúcho segue favorecido pelo clima

As lavouras seguem favorecidas com as condições climáticas atuais, apresentando potencial produtivo acima da média, sendo que no atual momento 30% delas estão nas fases de floração, 40% em enchimento de grão, fases estas suscetíveis à falta de umidade no solo. Nesse sentido, as chuvas registradas nas principais regiões produtoras ao norte do estado, aliadas às temperaturas elevadas, têm contribuído para o bom desenvolvimento das lavouras.

Já as lavouras semeadas recentemente e que se encontram em desenvolvimento vegetativo inicial, os produtores tratam de aplicar nitrogênio em cobertura com o intuito de garantir uma boa produção futura. Naquelas plantadas no início do período recomendado, aproximadamente 1% delas já se encontram maduras sendo que a colheita já teve início, fato este que deverá se intensificar a partir de meados de janeiro próximo.

Nas lavouras destinadas à silagem a colheita já atinge 5%, com volumes e qualidade considerados muito bons pelos produtores. Cerca de 10% já se encontram aptas para a ceifa também com as mesmas características.

Fonte: Emater/RS

Texto originalmente publicado em:
Informativo Conjuntural Nº1480
Autor: Emater/RS

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.