Nova espécie do gênero Pythium atacando soja

5310

Oomiceto foi descrito em plantações da Pensilvânia

O Pythium é um gênero de oomicetos parasitas. As espécies de Pytium sp. são bastante difundidas – as mais frequentes são Pythium ultimum, Pythium aphanidermatum, Pythium debaryanum e Pythium irregulare – sendo registradas em diversos continentes, como: Americano, Europeu, Asiático, Africano e Oceania.

São consideradas pragas devastadoras e de difícil controle por serem generalistas e atacarem as plantas em todas as fases de desenvolvimento. Podem causar podridão na raiz e no colo da planta e os danos gerados prejudicam a absorção de água e nutrientes. Além disso, como podem ser saprófitas, conseguem sobreviver no ambiente mesmo na ausência de suas plantas hospedeiras.

Pesquisadores americanos fizeram um estudo da diversidade de oomicetos em soja assintomática em todo o sudeste da Pensilvânia (EUA). Durante a pesquisa identificaram uma nova espécie do gênero Pythium, denominada de Pythium yorkensis.

Determinaram a posição filogenética da espécie através de características morfológicas e dados moleculares de locus mitocondriais e nucleares. Além disso, fizeram testes de patogenicidade do oomiceto em soja. Os isolados foram pouco agressivos sob as condições da Pensilvânia.

Entretanto, por se tratar de planta hospedeira de alto valor para os EUA e para o mundo, é importante que sejam aprofundados estudos para determinar sua capacidade de dispersão para outras regiões produtoras.

Para saber mais:

Veterano et al. (2017)

Foto:

Josef Reischig (2014)

Texto originalmente publicado em:
Portal Defesa Vegetal.net
Autor: Portal Defesa Vegetal.net

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.