Nova tecnologia para soja será apresentada pela Monsanto durante a Expodireto Cotrijal 2018

3923

Aumento de produtividade, proteção contra lagartas e manejo de plantas daninhas são os principais diferenciais da nova soja com tecnologia INTACTA2 XTEND™

Durante a safra 2016/2017, mais de 170 mil produtores usufruíram dos benefícios oferecidos pela soja com tecnologia INTACTA RR2 PRO®. Neste ano, os agricultores gaúchos que estiverem na Expodireto Cotrijal 2018, entre os dias 5 e 9 de março, poderão conhecer a nova tecnologia para soja que está sendo desenvolvida pela Monsanto, a INTACTA2 XTEND™, que proporcionará soluções para proteção e eficiência na lavoura que impactará também a produtividade do agricultor.

A nova plataforma para soja INTACTA2 XTEND™ proporciona um manejo mais robusto de lagartas que eram alvo da soja INTACTA RR2 PRO®, como lagarta-da-soja, a lagarta falsa-medideira e o complexo de lagartas que causam danos em vagens, além também proteger a lavoura contra danos das principais espécies do gênero Spodoptera que causam danos na cultura da soja.

“A tecnologia INTACTA RR2 PRO® trouxe diversos benefícios para o mercado ao proporcionar proteção contra as principais lagartas da cultura da soja, além de proporcionar potencial aumento de produtividade para agricultor brasileiro. Com o lançamento da INTACTA2 XTEND™, nosso objetivo é facilitar ainda mais o dia a dia do produtor e, claro, elevar seu patamar de produtividade”, comenta o gerente da Monsanto para a América do Sul, Fábio Passos, responsável pelo lançamento da soja com tecnologia INTACTA2 XTEND™.

Outro fator importante da nova tecnologia é oferecer mais ferramentas para o controle de plantas daninhas, com destaque para as de folhas largas, principalmente buva, caruru, corda-de-viola e picão-preto. Os produtores que aderirem à nova plataforma contarão também com uma nova ferramenta de manejo devido à adição de um gene à soja com tecnologia INTACTA2 XTEND™ que faz com que ela seja tolerante ao herbicida dicamba, além do glifosato, podendo ser aplicado no pré-plantio e na pós-emergência da cultura.

Para garantir que a soja INTACTA2 XTEND™ se adapte às particularidades de clima e solo existentes no Brasil e aumente sua performance, a Monsanto utilizou novos métodos de melhoramento em seus sete programas de melhoramento espalhados por diferentes regiões do Brasil, composto por um robusto banco de germoplasmas próprios, além de firmar parcerias com os principais obtentores da tecnologia no mercado para aumentar o alcance de seus testes.

“Durante a Expodireto Cotrijal 2018 estaremos com um estande exclusivo da nova marca para apresentar aos produtores gaúchos os benefícios da soja com tecnologia INTACTA2 XTEND™. Durante a feira, eles poderão tirar dúvidas e saber como esta nova plataforma impactará seu dia a dia”, conta Fábio Passos.

A previsão, de acordo com as aprovações internacionais, é que a soja com tecnologia INTACTA2 XTEND™ esteja em campos demonstrativos na safra 2019/20, para ser comercializada a partir de 2020. “Neste período, também colocaremos à disposição do produtor variedades de alto potencial produtivo tolerantes ao dicamba para refúgio. Quando o agricultor utiliza métodos de manejo integrado de pragas (MIP), como o refúgio, conseguimos dificultar a seleção de insetos resistentes e preservar os benefícios da tecnologia Bt, encontrada nas sojas com tecnologias INTACTA2 XTEND™ e INTACTA RR2 PRO®”, reforça o gerente da Monsanto.

Outras tecnologias que o produtor poderá conferir no Expodireto Cotrijal 2018:

INTACTA RR2 PRO®

A tecnologia para soja INTACTA RR2 PRO® foi a primeira desenvolvida pela Monsanto para o mercado fora dos Estados Unidos, após 11 anos de estudos e pesquisas no Brasil, e se consolidou por oferecer diversos benefícios ao agricultor, como alto potencial produtivo, proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura de soja no Brasil (lagarta da soja, lagarta falsa medideira, lagarta da maçã, broca de axilas, Helicovepa armigera, entre outras), além de ser tolerante ao glifosato.

Desde que foi lançada no País, na safra 2013/14, o número de produtores que aderiram à plataforma saltou de 55 mil para mais de 170 mil no ciclo 2016/17. Atualmente, ela está disponível em mais de 250 variedades de soja, adaptadas às diferentes regiões do Brasil e oferecidas por diversas empresas.

Segundo a líder de Negócios de Soja da Monsanto para a América do Sul, Maria Luiza Nachreiner, a expansão da tecnologia se deve aos benefícios que ela tem trazido no campo. “A soja com tecnologia INTACTA RR2 PRO® revolucionou o mercado e o aumento da adesão por parte dos produtores é prova disso. É importante lembrar que o uso de sementes certificadas é garantia de origem, genética apurada e oferece mais segurança ao produtor”, explica Maria Luiza.

Os sojicultores que utilizam a marca contam, ainda, com um canal exclusivo de atendimento online, o DISQUE INTACTA (Acesse). O acesso ao portal é feito com login e senha e os usuários têm visibilidade de tudo o que precisam em um só lugar, como, volume de entrega disponível, valor do Bônus e acompanhamento de todas as requisições abertas por eles, entre elas, o armazenamento de grãos na propriedade e volume de isenção adicional, entre outras.

MONSOY

A Monsoy é a marca de sementes de soja da Monsanto. Com mais de 20 variedade disponíveis, é, atualmente, a líder de mercado no Brasil, com 30% de Market Share. Isso significa que seis das nove variedades mais plantadas do mercado são Monsoy (segundo a pesquisa AMIS Soja 16/17, da consultoria Kleffmann Group).

A marca foi lançada em 2005 e tornou-se referência no desenvolvimento de germoplasmas de soja devido ao seu foco em pesquisa e desenvolvimento. “Investir em pesquisa é parte essencial de nossa estratégia. Assim, conseguimos entregar diversos benefícios ao produtor, como, aumento de produtividade e variedades de soja que se adaptam às particularidades de cada região do Brasil. Atualmente, temos sete programas de melhoramento genético, 18 estações de pesquisas e um dos maiores brancos genéticos do mundo”, afirma o gerente de Negócios da Monsoy, Rodrigo Nuernberg.

VT PRO3®

A tecnologia de semente de milho VT PRO3® chegou ao mercado para auxiliar na preservação da produtividade da lavoura, agindo contra as principais pragas da cultura e no manejo da planta de forma completa. Com três proteínas Bt, a VT PRO3® é única tecnologia que oferece proteção contra as pragas aéreas que atacam as folhas, colmo e espiga do milho: lagartas do cartucho, da espiga, elasmo e broca do colmo. Inclui também exclusiva proteção à raiz do milho contra o ataque da larva-alfinete (Diabrotica spp.), praga que se desenvolve no solo e se alimenta das raízes da planta, diminuindo sua capacidade de absorção de água e nutrientes e, consequentemente, reduzindo o potencial produtivo da lavoura. Além disso, sua tolerância ao herbicida glifosato contribui com o manejo de plantas daninhas.

Para que a planta do milho com a tecnologia VT PRO3® possa expressar seu máximo potencial produtivo, recomenda-se o uso de técnicas de Manejo Integrado de Pragas (MIP), como monitoramento constante da área, uso de inseticidas quando atingidos os níveis de dano, tratamento de sementes e principalmente plantio de áreas de refúgio estruturado.

DEKALB

Com mais de 100 anos de experiência no desenvolvimento de híbridos de milho e sorgo, a DEKALB busca entregar soluções que proporcionem excelentes resultados ao agricultor, trazendo o melhor em termos de produtividade, alta performance e liderança tecnológica.

Durante a Expodireto Cotrijal 2018, a DEKALB levará aos produtores gaúchos seu portfólio para a região. O DKB 230 PRO3® tem um ciclo hiperprecoce, associado a um bom potencial produtivo e estabilidade. Já o DKB 240 PRO3®, híbrido já consagrado já região, tem um ciclo superprecoce associado a uma estabilidade produtiva e tolerância as principais doenças da cultura. Além disso, tem ótimo enraizamento e alta adaptação para as regiões de Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O DKB 290 PRO3® tem um ciclo precoce, elevado potencial produtivo, excelente sanidade de grãos, além de sua dupla aptidão para silagem.

Os três híbridos apresentados contêm a tecnologia VT PRO3®, a primeira que auxilia na proteção da raiz do milho contra ataques da Diabrotica speciosa (larva-alfinete) e na proteção até à espiga contra ataques de lagartas aéreas, além de ser tolerante ao glifosato e proporcionar maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas.

SEMENTES AGROCERES

Há mais de 70 anos, a Sementes Agroceres oferece aos produtores de diversas partes do Brasil um portfólio de híbridos de milho e sorgo de médio e alto investimento, com grande amplitude de plantio, estabilidade, sanidade e resultados comprovados. Os produtores que estiverem na Expodireto Cotrijal 2018 poderão obter mais informações sobre o AG 9025 PRO3®, um híbrido com ciclo superprecoce e excelente performance com estabilidade, principalmente nos ambientes de alto potencial produtivo.

Já o AG 8780 PRO3® tem um ciclo precoce rápido e uma excelente arquitetura de planta, com ampla estabilidade e amplitude de plantio. A marca também levará à feira o híbrido AG 8690 PRO3®, que tem um ciclo precoce e é reconhecido por seu elevado potencial produtivo com qualidade de silagem, qualidade de grãos e sanidade da planta.

Os três híbridos estão disponíveis na tecnologia VT PRO3®, que auxilia na proteção da raiz do milho contra ataques da Diabrotica speciosa (larva-alfinete) e na proteção até à espiga contra ataques de lagartas aéreas, além de ser tolerante ao herbicida glifosato e proporcionar maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas.

AGROESTE

No mercado há 45 anos, a Agroeste está presente em todo o Brasil e se consolidou por oferecer um amplo portfólio de sementes de milho, soja e sorgo para os principais sistemas de produção do País. Durante a Expodireto Cotrijal 2018, os visitantes poderão saber mais e tirar dúvidas com uma equipe de especialistas sobre os produtos da marca e sobre o sistema do agricultor como um todo.

Na feira, a marca apresentará seu portfólio completo para a região. O milho AS 1757 PRO3® é caracterizado por precocidade com genética para ambientes de alto rendimento e alto teto produtivo. Tem excelente relação de porte de planta com inserção de espiga, tolerância à mancha branca e à Cercóspora. Todos os híbridos oferecem os benefícios da tecnologia VT PRO3®, que auxilia na proteção da raiz do milho contra ataques da Diabrotica speciosa (larva-alfinete) e na proteção até à espiga contra ataques de lagartas aéreas, além de ser tolerante ao herbicida glifosato e proporcionar maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas.

Já o AS 1666 PRO3® tem um ciclo superprecoce, alto teto produtivo e excelente sanidade foliar. O AS 1677 PRO3® tem um ciclo hiperprecoce com alto teto produtivo e excelente stay green.

ROUNDUP

O herbicida Roundup® está há mais de 40 anos no mercado e se tornou uma ferramenta fundamental para os produtores no manejo de plantas daninhas. A família Roundup conta com cinco produtos, registrados em mais de 120 países, que combinam surfactantes diferenciados e diferentes sais de glifosato, garantindo maior confiabilidade dos resultados no campo.

Durante a Expodireto Cotrijal 2018, os visitantes poderão obter informações sobre os benefícios do RoundUp WG, herbicida com resultados comprovados há mais de 30 anos, como a facilidade no transporte e redução do espaço para armazenagem, além de ser prático para manusear e descartar suas embalagens. Outro produto da linha em destaque é o Roundup Transorb R®, composto pela tecnologia Transorb II, que possibilita rápida visualização e consistência de resultados, principalmente em condições adversas.

SISTEMA MONSANTO DE MANEJO

Além das novidades apresentadas pela Monsanto, os produtores que estiverem na Expodireto Cotrijal 2018 poderão saber mais sobre a importância de identificar e manejar as principais pragas que causam danos às culturas de milho e soja. Em seu estande, a empresa indicará estratégias de manejo e como estas, em sinergia com as tecnologias, podem contribuir para se conseguir melhores resultados no campo.

Neste contexto, a Monsanto levará ao evento informações sobre o Sistema Monsanto de Manejo (Sistema Roundup Ready Plus), com recomendações de práticas agronômicas para o manejo de pragas, embasadas pelas Boas Práticas Agronômicas e conceitos do Manejo Integrado de Pragas (MIP) para preservar a produtividade das lavouras. Além disso, os visitantes poderão esclarecer dúvidas quanto à prática de refúgio estruturado e entender como a correta adoção e manejo das áreas podem preservar os benefícios proporcionados pela tecnologia Bt, encontrada nas sojas INTACTA2 XTEND™ e INTACTA RR2 PRO®. As Boas Práticas Agrícolas abrangem ainda a dessecação antecipada, o monitoramento de pragas na área, rotação de culturas e, caso necessário, a associação com outras táticas de controle.

REFUGIOMAX

A Monsanto também levará ao evento híbridos de RefúgioMax, primeira marca de sementes ideais e exclusivas para o plantio de refúgio de milho. Lançada em 2016, ela reforça a importância da adoção de refúgio para preservar os benefícios da tecnologia Bt, prática estimulada pela Monsanto desde o lançamento destas biotecnologias.

Para isso, a RefúgioMax oferece sementes de milho não-Bt de alto potencial produtivo e com grande amplitude de plantio. São cinco híbridos destinados a diferentes regiões do Brasil, que proporcionam grande amplitude de plantio, manutenção das tecnologias Bt e sustentabilidade da atividade agrícola.

CLIMATE FIELDVIEW

Durante a Expodireto Cotrijal 2018, a Climate, braço de agricultura digital da Monsanto, anunciará a nova compatibilidade da plataforma Climate FieldView™ com as plantadeiras da marca Stara, que possuem monitores Stara Topper 4500 e 5500. Essa integração de informações será realizada exclusivamente por meio da fermenta Importação de Dados no FieldView. A plataforma é compatível também com plantadeiras de diferentes marcas, desde que possuam os seguintes sistemas de controle de plantio: Dickey-John IntelliAg Isobus, Auteq MPA2500, John Deere SeedStar™, Pro Solus PSX 2018, Horsch Muller Isobus e Precision Planting 20/20 (a lista completa está disponível no site imcgrupo.com). Durante o evento, os visitantes poderão saber mais sobre todas as compatibilidades da plataforma Climate FieldView™ com máquinas e equipamentos de diferentes marcas.

No estande haverá também uma área com projeção mapeada – uma maquete em 3D de uma fazenda para mostrar como funciona a plataforma. “Quem estiver no evento poderá ‘testar’ a plataforma Climate FieldView™. Para isso, disponibilizaremos uma mesa com diferentes dispositivos diferentes que permitem ver como ela funciona na prática, com casos reais de uso”, conta o gerente de Marketing da The Climate Corporation para a América do Sul, Fabiano Oliveira.

Lançada no Brasil em maio de 2017, a plataforma Climate FieldView™ coleta e processa automaticamente dados de campo de forma simples e integrada, gerando mapas e relatórios em tempo real – tudo acessível por celular, tablet ou computador -, o que ajuda os agricultores a corrigirem problemas rapidamente e a tomar decisões no momento correto. Quando ainda estava em fase experimental, mais de 130 produtores de soja e milho de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais testaram a plataforma, em mais de 380 mil hectares e a avaliaram de forma extremamente positiva. Oito meses após o lançamento comercial, a plataforma já foi adotada em cerca de 560 mil hectares no País.

MONSANTO BIOAG™

A Monsanto BioAg™ oferece ao produtor soluções biológicas que podem auxiliá-lo e beneficiar o cultivo de diversas maneiras, entre elas, ao melhorar a absorção de nutrientes, promover o crescimento da lavoura e aumentar a produtividade, sempre utilizando microrganismos que trabalham tanto no solo quanto na semente para ajudar a melhorar a disponibilidade e absorção de nutrientes.

A marca trouxe ao Brasil o CTS 200®, primeiro inoculante para tratamento industrial biológico de soja, que proporciona ao agricultor sementes pré-inoculadas prontas para plantar. Os visitantes do Showtec 2018 poderão saber mais sobre essa tecnologia e seus benefícios, como assessoramento no uso e a possibilidade de contar com máquinas exclusivas, que asseguram a facilidade do tratamento e preservam a qualidade das sementes, deixando-as prontas para o plantio.

Pensando em soluções para aplicação na fazenda, a Monsanto BioAg™ levará ao evento o Optimize Power S®, um novo conceito em inoculação. O produto combina duas tecnologias em um único produto: a bactéria Bradyrhizobium e o protetor BioPower, que aumentam a fixação biológica do nitrogênio (FBN) e, consequentemente, ajuda a planta a crescer melhor e mais rápido.

Sobre a Monsanto

Somos uma empresa agrícola que desenvolve soluções integradas e seguras para pequenos, médios e grandes produtores colaborando para o avanço responsável da agricultura e da produção de alimentos. Produzimos uma grande variedade de sementes que vão desde frutas e legumes até as principais culturas – como milho, soja e algodão – que ajudam os agricultores a produzir alimentos nutritivos, seguros e a preços acessíveis para atender à população mundial crescente. Trabalhamos para encontrar soluções agrícolas sustentáveis que auxiliam os agricultores a conservar os recursos naturais, a usar dados para melhorar as práticas agrícolas, usar a água e outros recursos importantes de forma mais eficiente, e auxiliar na proteção de suas colheitas de pragas e doenças. Por meio de programas e parcerias com agricultores, pesquisadores, organizações sem fins lucrativos, universidades e outros públicos colaboramos para ajudar a resolver alguns dos maiores desafios do mundo. Para saber mais sobre nosso negócio e nossos compromissos, visite o site da Monsanto clicando aqui e o Facebook da Empresa clicando aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Monsanto

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.