PGPAF: produtos e estados contemplados em fevereiro

155

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) divulgou, nesta quinta-feira (8), a lista dos produtos contemplados no mês de fevereiro pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). Os cultivos inseridos tiveram queda no preço de mercado e por isso, os agricultores que plantam os alimentos têm direito a descontos no pagamento do crédito adquirido por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Ao todo, entraram na lista do PGPAF, 22 culturas, sendo elas: abacaxi, alho comum, arroz em casca natural, babaçu, banana, borracha natura cultivada, cacau (amêndoa), cana-de-açúcar, castanha de caju, cebola, erva mate, feijão caupi, laranja, leite, manga, maracujá, mel, milho, sorgo, trigo e triticale, além da cesta de produtos que se destina a operações de investimento que não possuem um produto principal ou que não estejam incluídos na lista do programa. Para esses cultivos os descontos são calculados por meio de uma média ponderada do feijão, leite, mandioca e milho.

Os estados que integram a lista deste mês são: Sergipe, Goiás, Alagoas, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Ceará, Maranhão, Piauí, Roraima, Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Amapá, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná.

Os bônus para algumas culturas chegam a mais de 57%, como é o caso do feijão caupi para os agricultores do estado do Mato Grosso. O produto, que tem custo de produção de R$ 2,26 o quilo, teve o preço de mercado no último mês registrado em R$ 0,95, o que representa uma queda de mais de 58%. Os descontos de todos os cultivos são calculados mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgados pela Sead.

Confira a tabela abaixo com os produtos contemplados no mês de fevereiro de 2018:

Fonte: Carolina Gama
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação

Texto originalmente publicado em:
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Autor: Carolina Gama

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.