Plantio da soja avança no RS, atingindo 77% da área prevista

207

Com a umidade do solo em nível ideal para a realização do plantio da soja, esta operação avançou de maneira significativa até quarta-feira à tarde, atingindo 77% da área prevista para a cultura nesta safra.

Situação_soja_05.12

Embora o clima seja considerado bom para o desenvolvimento da cultura, algumas áreas necessitaram de replantio devido à baixa emergência, provocada pelas fortes chuvas ocorridas ainda na primeira quinzena de novembro. Esse replantio decorre em função de doenças do solo (dumping-off) e ao selamento da linha de plantio (endurecimento da camada superficial do solo), que impedem a emergência das plântulas de soja ou mesmo a germinação das sementes. Todavia, o percentual das áreas nessa situação é considerado baixo pelos técnicos, não ultrapassando 2% do total da área cultivada. Alguns produtores tiveram problemas com lotes de sementes sem vigor (baixo poder germinativo) e também tiveram que realizar o replantio.

Nas áreas já emergidas, o desenvolvimento da soja é satisfatório, embora as plantas apresentem coloração verde pálido, provavelmente ocasionada pela falta de luminosidade. Mas o crescimento está acontecendo em ritmo acelerado. Observa-se alongamento dos primeiros internódios da cultura. As áreas implantadas na segunda metade do mês em diante apresentam emergência mais uniforme.

Os produtores estão iniciando o controle de ervas daninhas na cultura, sendo que até o momento a incidência de pragas e doenças é considerada baixa.

Preço médio na semana: R$ 72,78/sc 60 kg.

Fonte: EMATER/RS

Аксессуарыdocument translationStock Tradingbinary option ukзаказать сайт харьков

Texto originalmente publicado em:
EMATER/RS
Autor:

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA