Preço da soja anima produtores e plantio está acelerado no Paraná

298

O plantio da soja da safra 2015/16 está acelerado, com dois terços da área prevista (de 5,24 milhões de hectares) já cultivados – é a maior área plantada com o grão no Estado. Esse avanço representa 12% acima do que estava plantado em igual período do ano passado. Segundo o Deral, nesse período do ano, na média nas últimas três safras, haviam sido plantados 54% da área prevista, enquanto que neste ano, 66% já estão plantados.

A expectativa de produção é boa e aponta para um volume de 18 milhões de toneladas, também o maior do Estado. A estimativa segue as tendências para a produção de soja no País, que indicam para uma produção de 101 milhões de toneladas.

Para o economista do Deral, Marcelo Garrido, o clima está colaborando com a lavoura e, se não houver complicações mais graves, como incidência de doenças fúngicas, o Paraná vai colher, novamente, uma excelente safra de soja.

Os produtores estão animados, principalmente por causa do preço do grão no mercado, valorizado pelo dólar, frente ao Real. A saca de soja está sendo vendida, em média, por R$ 70,00, preço 27,5% acima de outubro do ano passado – que era de R$ 55,00 a saca.

A elevação nos preços fez com que o produtor antecipasse parte da comercialização. Cerca de 30% da safra que será colhida em 2016 já está vendida. Em 2014, nessa mesma época, as vendas antecipadas de soja eram de 6% e neste ano, cerca de 31%.

Segundo Garrido, o produtor de soja no Paraná está capitalizado de safras anteriores e, daqui para a frente, a tendência é escalonar a venda da produção restante. “O produtor já vendeu um terço da safra com preço bom e agora deve dosar a comercialização, conforme as variáveis do mercado internacional”, disse.

Fonte: SEAB

зоопарк харьковов фотоэкологическая инспекция харькововtop social media sites for businessвосковой карандаш для бровейаудит санкт-петербург

Texto originalmente publicado em:
SEAB
Autor:

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA