Produtividade de sementes de soja em função do manejo de Phakopsora pachyrhizi com silício em associação a fungicidas

288

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da combinação de silício e fungicidas no manejo da ferrugem asiática da soja e seu reflexo na produtividade de sementes da cultivar NS 5909 RR®.

Autores: GERALDO, G.¹*; BAHRY, C. A.¹; GODINHO, D.¹; CERESOLI, L.¹; PETKOWICZ, L. A.¹; CARLESO, A. A.¹; DAL PRÁ, F. S.¹; CANCELIER, J. J.¹; ZAUZA, L.¹; MAZARO, S.M.¹

Trabalho disponível nos Anais do Evento e publicado com o consentimento dos autores.

RESUMO

A produtividade da soja pode ser comprometida por vários fatores. Dentre estes destaca-se a ferrugem asiática, doença que provoca a desfolha precoce das plantas, limitando o enchimento das sementes em função da redução do ciclo, reduzindo assim, o rendimento.

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da combinação de silício e fungicidas no manejo da ferrugem asiática da soja e seu reflexo na produtividade de sementes da cultivar NS 5909 RR®. O experimento foi realizado na Área Experimental da UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos/PR, na safra 2016/2017, com semeadura no mês de dezembro. Realizou-se os seguintes tratamentos: T1: controle, sem aplicação; T2: Silício 12% (0,6 kg ha-1 de p.c. – produto comercial); T3: Silício 12% + Fungicida; T4: Silício 25,5% (0,6 kg ha-1 de p.c.), T5: Silício 25,5% + Fungicida; T6: apenas fungicida.

Os produtos foram aplicados em V6 (sexto nó), R1 (início do florescimento), R1+15, R1+30, R1+45 dias, onde em V6, o fungicida utilizado foi à base de trifloxistrobina + protioconazol (400 mL ha-1 de p.c.). As demais aplicações foram realizadas com fungicida à base de azoxistrobina + benzovindiflupir (300 g ha-1 de p.c.).

A severidade da ferrugem asiática foi avaliada aos 50 dias após R1. As variáveis analisadas foram: severidade de ferrugem, massa de mil sementes e produtividade de sementes. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições. Os dados foram submetidos à análise de variância e comparados pelo Teste de Scott-Knott, a 5% de probabilidade.

A severidade da ferrugem foi maior no controle e nos tratamentos que receberam apenas silício ou apenas fungicida. A produtividade de grãos foi maior nos tratamentos onde houve a combinação de silício e fungicida; da mesma forma que o verificado para a massa de mil sementes.

Em fechamento de plantio, a combinação de fungicidas e silício foi uma estratégia favorável à redução da severidade da ferrugem asiática da soja, refletindo-se em maior produtividade e massa de sementes.

Palavras-chave: Massa de sementes, ferrugem asiática da soja, rendimento, combinação de produtos.

Informações do autores:     

¹UTFPR, Dois Vizinhos, Paraná, Brasil

Disponível em: Anais do  XX Congresso Brasileiro de Sementes, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 2017.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.