Puccinia hordei: causadora da ferrugem-da-folha na cultura de cevada

179

Nome Científico: Puccinia hordei

Ordem: Pucciniales

Família: Pucciniaceae

Status Regulatório: Praga não regulamentada

Sinonímias: Puccinia anomala; Puccinia simplex; Uromyces hordei.

Nomes Comuns: Ferrugem

Hospedeiros: Hordeum vulgare, Saccharum spontaneum, Hordeum sp., Ornithogalum sp., Hordeum bulbosum, Hordeum murinum.

Parte(s) afetada(s): Semente ou grão, Folhas

Fase(s) em que ocorre o ataque: Crescimento vegetativo

Identificação: O fungo produz uredosporos que medem 20-30 x 17-22 μm, são de foma elíptica, um pouco equinados e de coloração que varia de amarela a alaranjada, sendo essa a única fonte de inóculo. Possui teliósporos unicelulares.

Bioecologia: O fungo é responsável por causar a doença conhecida como ferrugem-da-folha na cultura de cevada. É de comum ocorrência em todos os locais onde a cultura é cultivada. No Brasil, os maiores danos são observados no Estado do Paraná. O patógeno é um parasita obrigatório, necessitando de tecido vegetal vivo para sobreviver. As melhores condições para desenvolvimento da doença são temperaturas entre 15-22 ° C com a presença de água livre sobre o tecido vegetal, mas o desenvolvimento é viável em temperaturas entre 5 e 28 ° C. Alta umidade é necessária para que a germinação do fungo ocorra. A disseminação ocorre principalmente através do vento.

Sintomas: Os sintomas surgem como pústulas nas folhas e bainhas. Essas pústulas são de forma circular e coloração alaranjada, circundadas por um halo amarelado. A maior parte delas ocorre na face superior da folha. Com o desenvolvimento da doença, as pústulas tonam-se escuras.

Controle: O uso de cultivares resistentes é recomendado. Controle químico: Uso de produtos autorizados pelo Ministério da Agricultura.

Referências:

Crop Protection Online – <https://plantevaernonline.dlbr.dk/cp/Graphics/Name.asp?id=djf&Language=en-la&TaskID=4&NameID=232>

Inra – <https://www7.inra.fr/hyp3/pathogene/6puchor.htm>

Agrofit – <http://agrofit.agricultura.gov.br/agrofit_cons/principal_agrofit_cons>

EPPO – <https://gd.eppo.int/taxon/PUCCHD>>. Acesso em 11/08/2017. Plantwise – <http://www.plantwise.org/KnowledgeBank/Datasheet.aspx?dsid=45803>>. Acesso em 11/08/2017.

Elaborado por: Giliardi Alves e Sara Miranda.

Fonte: Defesa Vegetal net

Texto originalmente publicado em:
Defesa Vegetal Net
Autor: Defesa Vegetal Net

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.