Rastreabilidade integrada a técnicas de agricultura de precisão na gestão de qualidade de sementes de soja

54

Observaram-se acentuadas variações na porcentagem de dano por percevejo e de umidade dentro da área de produção

Autores: GAZOLLA NETO, A.; ZANCHET, A. B.; LIZOT, E.; BAGATELI, J.R.

Trabalho disponível nos Anais do Evento e publicado com o consentimento dos autores.

RESUMO

O trabalho teve por objetivo a aplicação de técnicas de agricultura de precisão, associadas à rastreabilidade como ferramenta central de controle de qualidade e de informações na produção de sementes de soja. Foram realizadas amostragem de sementes, em pontos georreferenciados, para determinação da qualidade fisiológica. Os resultados foram submetidos à análise geoestatística.

A qualidade fisiológica das sementes não foi uniforme, com destaque para os testes de vigor que se mostraram mais sensíveis às variações dentro da área de produção, sendo possível a representação destes resultados em mapas de interpolação. Os valores do alcance da dependência espacial ficaram compreendidos entre 200 a 800 m. Observaram-se acentuadas variações na porcentagem de dano por percevejo e de umidade dentro da área de produção. A rastreabilidade proporcionou o registro, o acompanhamento e a gestão de informações das etapas do processo de produção de sementes.

As principais informações relacionadas ao processo de produção foram disponibilizadas para consulta dos clientes por meio dos lotes de sementes beneficiadas. A associação entre técnicas de agricultura de precisão e rastreabilidade com a finalidade de avaliação da distribuição espacial da qualidade fisiológica, criação das variáveis respostas para adubação, integradas à rastreabilidade, como ferramenta de gestão de informações na produção de sementes é adaptável e viável de aplicação em empresas produtoras de sementes.

Palavras-chave: Glycine max (L.) Merrill, variabilidade espacial, gestão de informações, rastreamento.

Informações do autores :     

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/FW

Disponível em: Anais do  XX Congresso Brasileiro de Sementes, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 2017.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA