Rendimentos que surpreendem na colheita dos primeiros lotes de milho da Argentina

188

Apesar da escassez de água com a qual o milho transitou no início de seu ciclo, os primeiros lotes apresentaram rendimentos médios de 158,3 sc/ha. Quinze dias antes do início da colheita de soja de segunda, chuvas ainda são desejadas para completar o enchimento de grãos.

Os primeiros lotes de milho apresentam produtividade de 158,3 sc/ha

A colheita do milho precoce avança com resultados que satisfazem. Os rendimentos médios dos 60 mil hectares colhidos na região central são de cerca de 158,3 sc/ha. A cultura iniciou seu ciclo com boas reservas de água, no entanto, a escassez de água colocou os resultados que a cultura alcançaria em dúvidas. Os técnicos esperam que esses resultados possam ser sustentados à medida que a safra avança.

O início da colheita de soja

Faltam 15 a 20 dias até a primeira safra de soja começar, 40% dos lotes cultivados estão em fase de enchimento de grãos, por isso a cultura ainda necessita de alguma precipitação para encerrar o ciclo. As estimativas dos rendimentos médios são próximas aos 55 Sc/ha.

80% da soja de segunda está em condições regular ou ruim

Cada semana que passa sem chuva aumentam os percentuais de perda na soja cultivada segunda safra. 80% das áreas são classificadas como regular ou ruim. O grande número de flores e vagens abortadas, faz com que a estimativa de rendimentos seja inferior a 25 sc/ha.

O milho de dezembro já pode ser colhido?

O milho de segunda safra e o milho tardio caminham para finalizar seu período mais crítico, a floração, sem água. Não só as estimativas de rendimentos estão mais baixas como também há temor de que as áreas não poderão ser colhidas. No centro-sul de Santa Fe há áreas que já foram colhidas.

Alguns lotes mais adiantados possuem espigas muito pequenas. Aumentam as dúvidas se os grãos poderão encher-se. Os mais otimistas falam de máximos de 100 sc/ha, enquanto muitos estão em dúvida se os talhões poderão ser colhidos.

Fonte: Adaptado de Bolsa De Comércio de Buenos Aires

Tradução: Equipe Mais Soja

 

Texto originalmente publicado em:
Bolsa do comércio de Rosário
Autor: Bolsa do comércio de Rosário

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA