Safra 15/16 tem aumento expressivo de custos, segundo CONAB

313

O comportamento dos fertilizantes e agrotóxicos, diferentemente do que ocorreu com o mercado de sementes, sofreu variações ao longo de todo ano. Nos custos de produção das culturas da agricultura empresarial acompanhados pela Conab, são utilizados diversos produtos com preços e dosagens diferentes, que influenciam em projeções positivas ou declínios nas curvas. Esse conjunto de preços se  alteram de acordo com alguns fatores, por exemplo: a época de utilização do insumo, organização e comportamento dos produtores nas suas aquisições, em função de quantidades e preços e, principalmente, pela variação cambial.

Os gráficos em referência mostram os gastos com fertilizantes e agrotóxicos em algodão, soja, milho de primeira e de segunda safras, e feijão primeira safra, respectivamente. Nota-se que todos seguem o mesmo padrão de crescimento de setembro de 2014 a setembro
de 2015.

No gráfico abaixo a variação observada nos custos dos fertilizantes:

fertilizantes custos conab

Nesse período, conforme exposto no gráfico abaixo, a variação anual de preços das sementes utilizadas nos custos, analisando todas as culturas, objeto de estudo, foi positiva em 10%, enquanto que os gastos com fertilizantes e agrotóxicos o incremento foi bem mais significativo, chegando-se em média a 37% e 32%, respectivamente.

custos conab

Apesar de caracterizar aumento significativo, está abaixo da variação do dólar para o mesmo
período, que foi de aproximadamente 67%.

É importante destacar que outros fatores também influenciaram para o aumento nos custos de produção apurados pela Conab, como os reajustes concedidos para a energia elétrica e combustível, além da mão de obra e taxas de juros, que igualmente ficaram bastante
oneradas no período sob análise. Mas, sem dúvida, os insumos que mais devem pesar no orçamento dos produtores rurais são os fertilizantes e os agrotóxicos.
A Tabela 15 registra os custos variáveis dessas culturas ora sob exame e as variações ocorridas no período de setembro de 2014 a setembro de 2015.

custos de produção principais culturas conab

As informações detalhadas dos custos de produção da Conab podem ser obtidas na página eletrônica da Companhia (www.conab.gov.br – acesso a produtos e serviços – informações agropecuárias – custos de produção).

Fonte: Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos, V. 3 – SAFRA 2015/16- N. 2 – Segundo levantamento , NOVEMBRO 2015.

ноутбукиindependant escortsвакансии юрист киевпомощь юриста адвокатаoptions trading

Texto originalmente publicado em:
CONAB
Autor:

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA