Semeadura de arroz no RS praticamente encerrada

O plantio da safra 2017/2018 está praticamente encerrado, restando menos de 1% do total projetado. Os orizicultores conseguiram acompanhar a evolução registrada nas safras anteriores, praticamente terminando o plantio dentro da janela favorável. Todavia, nesta época, cerca de 9% das lavouras deveriam estar em floração, segundo a média, enquanto a atual atinge, no máximo, 3%.

Este fato implica em riscos à cultura, como lavouras atravessarem a fase de floração em condições de temperaturas mais baixas, o que pode causar abortamento das flores e diminuição da produtividade, além de prorrogar a colheita para períodos mais chuvosos, como o outono. Esse cenário tem se registrado de maneira frequente nos últimos dias, principalmente em áreas mais ao sul do estado, onde as mínimas durante as madrugadas têm chegado aos 10 º C.

Resta ao orizicultor esperar que o clima colabore, transcorrendo sem grandes desvios em relação às médias das chuvas e das temperaturas. No quesito irrigação, os produtores não deverão enfrentar problemas uma vez que os reservatórios, bem como os demais recursos hídricos, se encontram em suas cotas normais.

Fonte: Emater/RS

Texto originalmente publicado em:
Informativo Conjuntural Nº 1.480
Autor: Emater/RS

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.