Na terça-feira (30/10), o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, divulgou seu boletim semanal das safras 17/18 e 18/19.

Trigo

De acordo com o informativo desta semana, até a segunda-feira (05/10) a colheita de trigo no Paraná, maior produtor brasileiro do cereal, chegou a 86% da área total que foi destinada ao cereal,  frente a  82% na semana anterior.

O estado, que é o maior produtor do cereal, deve registrar uma produção de 2,959 milhões de toneladas de trigo, avanço de 32% frente ao ano anterior, de 2,244 milhões de toneladas. A produtividade média deve subir podendo chegar a 2.698 quilos por hectare, superando em 15% os 2.350 quilos por hectare registrados na temporada anterior de 2016/2017.

O informativo aponta ainda que 56% das lavouras estão em boas condições, 28% em situação média e 16% em condições ruins. Até a última segunda-feira, 84% das plantações de trigo que ainda esperam para serem colhidas estavam em maturação e 16% em frutificação.



Soja

Na última semana a  semeadura de soja avançou  11 pontos percentuais  e atingiu 76% da área total destinada a cultura. De maneira geral as áreas já semeadas encontram-se em boas condições,  sendo que  11% estão fase de germinação, 85% em desenvolvimento vegetativo e 4% em floração

Milho

Ainda conforme o Deral, o Paraná já se encaminha para o final da semeadura do milho de verão,  visto que 97% da área total prevista para o cultivo já foi semeada.  Em relação as áreas já semeadas, 4% estão em fase de germinação , 95% em fase de desenvolvimento vegetativo e 1% em floração

Para conferir os boletins na íntegra, acesse o site da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Redação: Bruna Eduarda Meinen Feil, Assessora de Comunicação Equipe Mais Soja

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.