A semeadura avançou com alguma dificuldade na semana, variando com a intensidade das precipitações nos municípios, mas aproximando-se do final; resta concluir a semeadura em
somente 9% da área.

Muitas lavouras estão sendo replantadas pela baixa germinação das sementes, causada por baixo vigor, solos compactados e ataque de fungos nas sementes. O excesso de chuvas  em provocado erosão do solo, principalmente em áreas sem cobertura de palha. Nas  lavouras com baixa densidade de plantas, o replantio está sendo realizado nos locais mais afetados pela morte de plantas, raramente ocorrendo em toda a área (média de replantio em 5% da área).

Produtores iniciam a aplicação de herbicidas para o controle de ervas indesejáveis. Os preços continuam sendo influenciados pela guerra comercial entre EUA e China, o que vem favorecendo os produtores brasileiros que passaram a ser o principal fornecedor da oleaginosa à China, inclusive fortalecendo os prêmios de exportações nos portos de Rio Grande e Paranaguá.

Nessa semana, o acompanhamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar contabilizou um pequeno aumento de 0,53% na cotação média do valor da saca de 60 quilos negociada no RS, passando para R$ 73,70.



Fonte: Emater/RS

Texto originalmente publicado em:
Informativo Conjuntural 1.531
Autor: Emater/RS

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.