Semeadura de trigo finalizada no Rio Grande do Sul

46

A safra atual termina a primeira quinzena de julho com praticamente 100% de sua área prevista já semeada; a exceção fica por conta de poucas áreas no Planalto e Campos de Cima da Serra ainda por finalizar, devido às condições meteorológicas desfavoráveis registradas recentemente. Entretanto essa situação não preocupa os agricultores, pois nessas regiões, o período favorável se estende até o final deste mês, havendo tempo hábil para a finalização.


Invista em conhecimento. Faça nosso curso sobre manejo da adubação nitrogenada!


De maneira geral, técnicos consideram como boa a formação inicial das lavouras, com stand de plantas recomendado, emergência uniforme e crescimento inicial rápido, com 100% das lavouras implantadas em desenvolvimento vegetativo.

Nesse sentido, em casos pontuais algumas delas têm apresentado plantas com entrenós longos e pouco perfilhamento, folhas estreitas e coloração mais amarelada devido a períodos prolongados de pouca luminosidade.

Produtores seguem o controle de ervas daninhas e a aplicação de fertilizante nitrogenado em cobertura, além de monitorar a presença de doenças devido à alta umidade dos últimos dias, fato este que beneficia a proliferação de insetos e fungos.

Todavia, até o momento, o estado fitossanitário das lavouras é considerado bom. Preço praticado no mercado: R$ 39,25/sc. de 60 quilos com Ph 78.

Fonte: Emater/RS

Texto originalmente publicado em:
Informativo Conjuntural Nº1510
Autor: Emater/RS

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.