Software Adubarroz pode auxiliar produtor de arroz no planejamento da adubação

265

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) desenvolveu um programa de computador que faz recomendações técnicas para adubação e calagem das lavouras. O Adubarroz é um software livre de custos para os usuários, que será disponibilizado através do site do Irga. Trata-se de uma ferramenta que gera relatórios com um conjunto de recomendações técnicas específicas para cada lavoura, a partir das informações fornecidas pelo próprio agricultor. A apresentação do software foi realizada hoje (21), na sede do instituto, pelo pesquisador da equipe de agrônomos do Irga, Felipe Carmona.

De acordo com o presidente do Irga, Claudio Pereira, o programa é importante para que os técnicos e produtores tenham as melhores recomendações para a lavoura. “O sistema vai ajudar o produtor a produzir mais, com menor custo”, afirma.

O Adubarroz foi desenvolvido a partir da elaboração do Boletim Técnico “Arroz Irrigado: recomendações técnicas da pesquisa para o Sul do Brasil”, publicado pela Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado. O software considera as diferentes expectativas de resposta à adubação de cada talhão de lavoura em função de uma série de informações prestadas pelo produtor, em especial os resultados de análise de solo, variedade a ser utilizada e época de semeadura. “O programa pode ser utilizado de acordo com a realidade de cada lavoura, flexibiliza as recomendações de adubação e minimiza as chances de erro”, destaca Felipe Carmona.

O pesquisador recomenda que em um primeiro momento o produtor utilize o software juntamente com um extensionista do Irga, que facilitará o entendimento do Aduarroz, porém quando for oferecido para download (no site do Irga), também será disponibilizado junto um Guia de Referência do Adubarroz, com todas as explicações e instruções para uso.

Também estiveram presentes na apresentação do Adubarroz, o presidente do Irga, Claudio Pereira, o gerente da Estação Experimental do Irga, Sergio Lopes, a pesquisadora do Irga, Madalena Boeni e o consultor técnico do Irga, Ibanor Anghinoni.

Fonte: www.irga.rs.gov.br

ноутбук hddsportactivepeopleapartment for sale miamiescort serviceзапросы в яндексе

Texto originalmente publicado em:
www.irga.rs.gov.br
Autor:

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA