SRB e Incra debatem mudanças no cadastro de imóveis rurais

38

Entidade promove evento de lançamento do Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais 2017 para orientar proprietários sobre a regularização cadastral

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) promove nesta quarta-feira, 06 de dezembro, em São Paulo, o lançamento do Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) 2017. Representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vão esclarecer os procedimentos para obter o novo CCIR e debater as inovações no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF). O evento tem início às 8h30, na sede da entidade.

Participam da abertura o presidente da SRB, Marcelo Vieira, e o diretor do Incra Rogério Arantes. Segundo Vieira, encontros entre a entidade e a autarquia vem sendo promovidos para melhorar a prestação de serviços aos produtores e qualificar o cadastro brasileiro com a padronização de dados fundiário, tributário e imobiliário.

Para o vice-presidente da SRB Francisco de Godoy Bueno a iniciativa do Incra de desburocratizar procedimentos para o cadastro promove segurança jurídica no campo e beneficia a sociedade. “Com o apoio da autarquia pretendemos orientar os produtores rurais sobre as alterações nas normas e como proceder com a regularização de suas áreas”, disse Bueno, que lidera workshop sobre a certificação e o georreferenciamento de imóveis na perspectiva do direito privado.

O coordenador geral de Cadastro Rural do Incra Paulo Farinha apresentará as novas ferramentas de certificação de georreferenciamento. Farinha esclarece que a autarquia vem realizando encontros pelo Brasil para discutir internamente a revisão de normativos institucionais. Segundo o coordenador, o objetivo do Incra é melhorar o controle fundiário e simplificar o fornecimento de informações por parte de produtores e agricultores familiares.

O diretor de Assuntos Agrários do IRIB, Izaías Ferro Júnior, falará sobre as questões registrais do georreferenciamento de imóveis rurais. Após as apresentações, proprietários poderão esclarecer dúvidas sobre o cadastro e debater como as mudanças podem simplificar processos e qualificar o controle de informações das áreas no País.

Proprietários de imóvel rural podem acessar o endereço eletrônicohttps://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao para obter o novo CCIR. O CCIR é fornecido pelo Incra e comprova o cadastro do imóvel rural no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), sistema do governo federal de responsabilidade do Incra que reúne informações cadastrais de imóveis rurais em todo o território brasileiro.

Programação
8h00 – Credenciamento

8h30 – Abertura
Marcelo Vieira (Presidente da SRB)
Rogério Arantes (Incra)

08h45 – Cerimônia de lançamento do CCIR 2017

09h00 – Workshop/apresentações
Paulo Farinha (Incra) – SIGEF: novas ferramentas na certificação de georreferenciamento de imóveis rurais

Izaías Ferro Jr. (IRIB): Questões registrais do georreferenciamento de imóveis rurais

Francisco Bueno (SRB/BMA): A certificação e o georreferenciamento de imóveis na perspectiva do direito privado

10h30 – Debates e plantão de dúvidas

12h00 – Encerramento

Serviço
Local – Sede da Sociedade Rural Brasileira
Data –  05 de dezembro, a partir de 08h00
Confirmação de presença: srb@srb.org.br
Endereço –  R. Formosa, 367 – Anhangabaú

Sobre a SRB

Fundada em 1919, a Sociedade Rural Brasileira trabalha há quase um século com políticas públicas e iniciativas voltadas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro. Formada em sua origem por produtores rurais dotados da convicção de modernizar constantemente o setor, seja pelo melhoramento tecnológico, pelo ambiente regulatório e pelo aumento da produtividade, a SRB insere-se em pleno século XXI como uma plataforma de intermediação entre os diversos elos dessa cadeia produtiva. Solucionar conflitos, gerar consensos e encontrar soluções são os conceitos-chaves para que o agro brasileiro continue sendo cada vez mais eficiente, competitivo e sustentável.
Fonte: Assessoria de Comunicação da SRB 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA