Startups do Agronegócio: conheça a Agextec

613

A AgexTec é a representante autorizada da empresa americana Next Season Systems (NSS). Fundada em meados de 2016, a AgexTec é composta por três funcionários e o modelo de negócio é de assinatura por safra. Os aplicativos são desenvolvidos para otimizar as práticas agrícolas de forma personalizada, maximizando a eficiência do manejo em cada lavoura.

Os fundadores Consuelo Romero e Guillermo Antonio Baigorria foram por muito tempo pesquisadores em projetos internacionais focados em questões como modelos de previsões climáticas, variabilidade climática, efeitos do clima sobre as culturas, modelagem de culturas e as interações baseadas nas características dos solos em diferentes regiões do planeta. Há alguns anos, perceberam que poderiam transformar essas experiências e o conhecimento adquirido em soluções digitais capazes de otimizar a tomada de decisão do agricultor.


Você sabe o momento exato da aplicação? Considera a sua aplicação eficiente? Saiba mais aqui.


Essa mudança de foco, das renomadas e restritas revistas científicas internacionais para agricultores que se arriscam a cada safra pelo sustento, faz com que um número muito maior de pessoas sejam beneficiadas pelas nossas soluções digitais da agricultura 4.0. Primeiramente foi criada nos Estados Unidos, a empresa Next Season Systems LLC (NSS), a qual desenvolve soluções em TI para o agro capazes de auxiliar na tomada de decisão. Essas soluções integram a genética, as previsões climáticas, as características do solo, as práticas agrícolas realizadas e o tempo, para de forma dinâmica, otimizar, alertar e aumentar a assertividade do manejo.

Buscando expansão pela América Latina, foi criada no Brasil a empresa AgexTec, como representante oficial da americana NSS. O propósito da AgexTec é oferecer um pacote cada vez mais completo de soluções em TI para o agro, trazendo recomendações personalizadas para cada lavoura. Assim de acordo com as características do solo e clima, cada lavoura recebe as melhores datas de semeadura, seleção de cultivares (G.M.), recomendação de fertilização de acordo com o orçamento e a expectativa de rendimento, otimização de sistemas de irrigação, alertas para práticas agrícolas mais assertivas. O que torna o uso de insumos e defensivos agrícolas mais eficiente a um custo ínfimo  se comparado ao investimento que é feito na lavoura todos os anos.

A principal tecnologia da empresa são os softwares que sincronizam informações e enviam alertas para garantir tomadas de decisões mais assertivas. O sistema utiliza a previsão de diferentes variáveis (manejo fitossanitário e estresses da lavoura) e envia alertas com até 9 dias de antecedência ao cliente, garantindo a otimização das práticas agrícolas durante toda a safra.

Além do sistema de alertas, o cliente tem acesso a condição diária de cada lavoura que inclui: o estádio de crescimento e desenvolvimento, o balanço hídrico, o balanço de nitrogênio e se existe alguma necessidade de nutrientes durante o ciclo. O sistema também fornece diversos índices agroclimáticos como probabilidade de geada, soma térmica, previsão de chuva e do número de dias chuvosos mensais, com o intuito de auxiliar o tomador de decisão.

A combinação dessas ferramentas faz com que o agricultor tenha acesso a mais informações da lavoura, seja alertado, se prepare e consiga efetuar as práticas agrícolas de forma mais assertiva que o habitual. O principal objetivo do sistema é que o aumento de informações contribua para otimização e redução de desperdícios durante as práticas agrícolas desde o planejamento da safra até a colheita.

Acesse o site da Agextec para mais informações.

Redação: Bruna Eduarda Meinen Feil, Assessora de Comunicação Equipe Mais Soja com informações da Agextec.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.