Últimos dias foram favoráveis para o plantio da cultura de soja no RS

190

O período foi favorável ao plantio da cultura no Estado. No momento o percentual de plantio chega a 5%. Com a retirada das culturas de inverno, observou-se aumento da emergência da buva na grande maioria das áreas, não percebido no período de inverno. Os produtores estão intensificando o reparo das áreas e a implantação da cultura. As áreas que ficaram em pousio ou com pouca cobertura apresentam elevada infestação de ervas, necessitando aumento na dose dos dessecantes.

Embora não recomendado, os produtores estão misturando vários produtos para o controle destas espécies indesejadas e aumentando a dose de cada produto para obter êxito no manejo. As áreas já implantadas apresentam boa emergência e desenvolvimento inicial satisfatório. Não foram constatadas eventuais perdas por intempéries na cultura até o momento.

Os agricultores aproveitaram a umidade do solo adequada para antecipar o plantio, prevendo períodos de umidade elevada pelas previsões de maiores volumes de chuvas para o período. Este ano, com o excesso de chuvas, evidenciou-se um problema que está afetando boa parte nossas lavouras: a ocorrência de erosão, seja pela quantidade muito baixa de palhada, bem como pela total ausência de mecanismos físicos de controle da erosão. Esta situação, escancarada neste ano com a perda de muito solo fértil, demanda uma profunda reflexão e ação por parte da pesquisa, técnicos e produtores.

Fonte: EMATER/RS

apartments south beach floridaноутбукигугл адвордс этоgoogle статистика ключевых словюрист онлайн консультация украина

Texto originalmente publicado em:
EMATER/RS
Autor:

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA