Unidade de Referência abre inscrições para 1º treinamento em segurança no uso de agrotóxicos

681

Programa desenvolvido pelo CEA/IAC de Jundiaí, em parceria com a indústria de defensivos agrícolas, recebe a primeira turma a partir do próximo dia 21; o mau uso de agrotóxicos causa perdas anuais de R$ 2 bilhões no Brasil

O Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA/IAC) inicia, no dia 21 deste mês, o treinamento da primeira turma de sua Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agrotóxicos (UR). As inscrições para o programa de capacitação, aberto a empresas e profissionais do agronegócio, estão abertas a partir de hoje. O curso será ministrado nas dependências do CEA/IAC, na cidade de Jundiaí (SP), em período integral, até o dia 2 de dezembro próximo.

O projeto da Unidade de Referência, pioneiro no Brasil, une o CEA/IAC, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, ao setor de defensivos agrícolas. A meta do empreendimento é difundir conhecimento tecnológico para o controle eficaz de pragas, doenças e plantas daninhas nas lavouras, e também incentivar a adoção de boas práticas de segurança e proteção no manejo de agrotóxicos.

“Nosso principal objetivo é treinar agentes multiplicadores, ou seja, pessoas e profissionais que sejam capazes de estender às suas comunidades a capacitação adquirida no programa”, resume Hamilton Ramos, pesquisador científico e coordenador da Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agrotóxicos. Segundo ele, atualmente, em torno de 2 milhões de trabalhadores rurais lidam com agrotóxicos nas lavouras brasileiras.

“A pouca mão de obra especializada no uso de agrotóxicos representa um déficit significativo da agricultura brasileira, e um dos principais entraves para a sustentabilidade do agronegócio”, ressalta Ramos. Segundo o pesquisador científico do IAC, o mau uso de agrotóxicos também gera perdas anuais da ordem de R$ 2 bilhões aos agricultores do País.

De acordo com Ramos, o conteúdo do módulo de treinamento da Unidade de Referência abrangerá atividades teóricas, práticas a campo e orientação especializada fornecida pelo quadro profissional do CEA/IAC. Cerca de 20 pesquisadores do Instituto Agronômico irão atuar na UR.

As empresas e os profissionais interessados no treinamento da Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agrotóxicos devem efetuar as inscrições pelo site www.unidadedereferencia.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa QUEPIA/IAC

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.