Adapar suspende uso de agrotóxicos com baixa eficiência no controle da ferrugem asiática

0
25148

Para manter-se atualizado curta a página do Mais Soja no Facebook clicando aqui.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) suspendeu 67 marcas comerciais de agrotóxicos que apresentaram eficiência abaixo da média dos produtos cadastrados. As marcas suspensas não poderão ser receitadas para o controle da ferrugem da soja, porém outras 24 marcas permanecem aptas para recomendação e serão reavaliadas na safra 2016/17.

Esta medida, juntamente com a fiscalização do vazio sanitário e da calendarização da semeadura, foi adotada para proteger a cultura da soja do ataque da ferrugem asiática e preservar os ingredientes ativos que ainda a controlam.

A Portaria Adapar (nº 91, 2105/2015) determina que, para um agrotóxico ser cadastrado no Paraná, um dos requisitos é que apresente eficiência de 80% de controle para a praga ou doença, ou no mínimo que tenha eficiência superior à média dos agrotóxicos já cadastrados.

De acordo com as últimas publicações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a maioria dos agrotóxicos registrados para controle da ferrugem asiática da soja (doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi) está com baixa eficiência. A causa é a resistência do fungo aos princípios ativos dos agrotóxicos usados repetidas vezes ao longo dos anos.

Avaliando as informações geradas pelo Sistema de Monitoramento de Comércio e Uso de Agrotóxicos no Estado do Paraná (Siagro), a Adapar confirmou que produtos ineficientes permanecem sendo utilizados em grande escala pelos agricultores, fato que gera elevação dos custos de produção, riscos de contaminação aos aplicadores e poluição, pois o agricultor terá que fazer repetidas aplicações se houver condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento do fungo.

RECEITAS – Segundo o diretor de Defesa Agropecuária, Adriano Luiz Ceni Riesemberg, os produtos suspensos serão relacionados na página da Adapar pelo link http://celepar07web.pr.gov.br/agrotoxicos e na página do Siagro, disponível apenas para engenheiros agrônomos habilitados a prescrever receitas de uso de agrotóxicos.

Saiba mais sobre o governo em www.pr.gov.br

system lifecycle managementapartment for sale in miami flяндекс директ бесплатноконсультация адвоката в украинеNo deposit binary bonus

Texto originalmente publicado em:
Agência de Notícias do Paraná
Autor: Portal da Agência de Notícias do Paraná

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.