Autores: Glauber Monçon Fipke, Thomas Newton Martin, Ubirajara Russi Nunes,Evandro Ademir Deak, Jessica Deolinda Leivas Stecca, José Eduardo Minussi Winck, Luiz Fernando Teleken Grando, Anderson da Costa Rossato.

A dessecação pré-colheita, a fim de minimizar o tempo de exposição a fatores abióticos após a maturidade fisiológica, é uma prática utilizada na produção de sementes de qualidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade física, fisiológica e sanitária de sementes de trigo de plantas que receberam aplicação não seletiva de herbicida na pré-colheita.

Para isso, os tratamentos foram aplicados cultura pré-colheita. Um delineamento inteiramente casualizado foi aplicado. Utilizamos os herbicidas (glufosinato-amônio, glifosato e paraquat), os estágios fenológicos da aplicação do herbicida (Z-83, Z-85, Z-87, Z-92) e o tratamento adicional (sem aplicação).



Os testes de rotina que expressam a integridade física, fisiológica e sanitária das sementes foram avaliados. Para os tratamentos com herbicidas, houve redução de 8% e 26% na germinação em condições de laboratório para BRS Parrudo e Sinuelo, respectivamente.

A emergência de solo foi 14% maior para o tratamento controle, não estatisticamente diferente para os estádios Z-87 e Z-92 e também para os herbicidas glufosinato-amônio e glifosato para as duas cultivares.

A aplicação de herbicidas não seletivos na pré-colheita do trigo prejudica a qualidade física e fisiológica e promove uma deterioração mais rápida. O vigor é reduzido sob condições de estresse por teste a frio e envelhecimento acelerado. Não há influência na sanidade das sementes

Elaboração:

Prof. Thomas N. Martin – UFSM

Prof. Dr. Thomas N. Martin – martin.ufsm@gmail.com, (55) 981 113 833

Acesse a página do Grupo de Pesquisa Coxilha UFSM no Facebook : clicando aqui!

O artigo completo foi publicado em: American Journal of Plant Sciences; v. 09, p. 107-123, 2018. Confira aqui o trabalho na íntegra.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.