Área semeada de trigo atinge 70% no Rio Grande do Sul

0
797
Trigo planta

O plantio segue seu transcurso dentro da normalidade, com praticamente todas as regiões produtoras, do Sul ao Norte, registrando áreas já semeadas. Na região administrativa de Caxias do Sul, apenas nos Campos de Cima da Serra ainda há áreas em preparo, uma vez que nesta zona o período recomendado para o plantio vai de 21/6 a 31/7. Nesse sentido, o percentual de área plantada atinge nesta semana 70% do total previsto em nível estadual.

Nas lavouras do Noroeste, próximas à fronteira com a Argentina, plantadas no início de maio, os produtores já iniciaram trabalhos de adubação em cobertura, objetivando que as plantas tenham um perfilhamento mais vigoroso e, consequentemente, uma melhor produção.

De maneira geral as lavouras emergidas até aqui apresentam bom desenvolvimento inicial, sem problemas fitossanitários e livres de pragas. A exceção fica para uma pequena faixa entre os municípios de Giruá e Passo Fundo, onde lavouras tiveram que ser, em parte, replantadas devido aos estragos – como rompimento de terraços, carreamento de sementes e fertilizantes – provocados pelos fortes ventos acompanhados de chuva intensa, registrados dia 11 do corrente mês. Em termos de comercialização a saca de 60 quilos ficou cotada a um preço médio de R$ 41,00.

Fonte: Emater/RS

Texto originalmente publicado em:
Informativo Conjuntural Nº1507
Autor: Emater/RS

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.