Argentina busca parceria com agronegócio de MT

0
349

Representantes da embaixada conversaram com Aprosoja e outras entidades do agro na segunda-feira (12)

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) recebeu, nesta segunda-feira (12), dois representantes da Embaixada da Argentina no Brasil. O objetivo do ministro conselheiro, Leopoldo F. Sahores, e do secretário, Julián Vazeilles, é iniciar conversações com o agronegócio mato-grossense com foco no comércio entre os países.
A reunião, realizada com o intermédio do senador José Medeiros, que estava presente, contou com a presença dos representantes da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e da Associação dos Produtores de Semente de Mato Grosso (Aprosmat).
“Nosso principal objetivo é estreitar relações com Mato Grosso para desenvolvermos a hidrovia Paraguai-Paraná para que grãos e gado possam sair pela hidrovia. Ao mesmo tempo, queremos promover um comércio com a Argentina, fazer uma cooperação agrícola com Mato Grosso”, afirma Sahores.
Conforme sugeriu o ministro conselheiro, a relação comercial poderia se dar com Mato Grosso enviando sua produção aos portos argentinos e, em contrapartida, comprando fertilizantes do país. “Esse formato, a longo prazo, poderia oportunizar a criação de uma câmara de comércio de Mato Grosso e da Argentina e, em uma ideia mais geral, uma Federação de Câmaras de Comércio da Argentina com o Brasil”, completa Leopoldo F. Sahores.
Presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin avalia positivamente o objetivo do governo argentino. “Hidrovias como a Paraguai-Paraná podem vir a ser um dos meios de transporte mais econômicos para os produtores. Mas é preciso que o frete seja competitivo. Para isso, precisa haver condições para o escoamento não apenas de soja e milho, mas também de fertilizantes. Também é fundamental que existam compradores interessados nos nossos produtos”, afirma.
Além das associações, os representantes da Argentina visitam ainda nesta semana a Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT) e a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico (Sedec). O estado de Mato Grosso do Sul também foi visitado.
Após os encontros, uma próxima visita deve ser programada com o embaixador da Argentina no Brasil e o foco já será a assinatura de um termo de cooperação entre Mato Grosso e o país, visando futuros acordos comerciais. Ainda não há previsão de quando deve ocorrer esta assinatura.
Fonte: Aprosoja/MT

Texto originalmente publicado em:
Aprosoja/MT
Autor: Ascom Aprosoja

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.