Ontem, o Secretariado Agroíndústria publicou uma consulta publica antes do lançamento do traço de transgenia desenvolvido pela empresa Chinesa Biotech Company, o DBN 09004-6, que confere tolerância às culturas de soja aos herbicidas glifosato e glufosinato-amônio.

Esta característica foi desenvolvida pelo Grupo de Tecnologia Da-Bei-Nong da China (DBN), uma empresa que trabalha em cooperação com o Grupo Argentino Bioceres, a empresa de biotecnologia que desenvolveu a tecnologia HB4, para conferir tolerância à seca. O objetivo de ambas as empresas é oferecer sementes de soja contendo tolerância à seca, tolerância a insetos e tolerância a herbicidas.

A Ordem 17/2019 esclarece que as sementes de soja contendo o traço DBN 09004-06 não poderão comercializar até que o governo chinês autorize sua importação.

“É a primeira vez que um terceiro país autoriza um traço de OGM desenvolvido na China para uma safra comercial. Isso mostra a excelente relação que ambas as nações têm com os setores de alimentos, agricultura e biotecnologia ”, afirmou em uma declaração pública o secretário de Agroindústria, Luis Miguel Etchevehere.



 Espera-se que a China libere a tecnologia HB4 para a soja, agora que sua característica foi liberada para semeadura na Argentina.

“Os governos da Argentina e da China mantêm um grupo bilateral focado em biotecnologia e biossegurança, onde ambos os lados trabalham para que essas tecnologias cheguem aos agricultores o mais rápido possível, evitando eventuais entraves ao comércio”, acrescentou o secretário.

Fontes do site eFarmNewsAr disseram, off-the-record, que um traço DBN para conferir tolerância a insetos na cultura da soja já está sendo avaliado em ensaios de campo.

Enquanto isso, uma fonte da Bioceres disse que a característica da soja HB4 estará em avaliação no campo desde junho (quando a estação de crescimento começar), de acordo com os procedimentos regulatórios chineses; esta seria a última etapa antes que o Ministério da Agricultura da China decida sua aprovação comercial.

Artigo relacionado  Argentina lançará primeiro traço chinês de soja biotecnológica

Fonte: eFarmNewsAr

Texto originalmente publicado em:
eFarmNewsAr 
Autor: eFarmNewsAr 

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.