A arte de produzir sementes

0
477
Cooperado fala sobre benefícios e o prazer ser ser multiplicador de sementes Coamo
Jogada no solo a semente é germinada, transformada em novos frutos e colhida. Além da nobre missão de produzir alimentos, esse insumo é a garantia de futuras safras. A certeza de que nos campos do Brasil, a produção continuará ano após ano. Multiplicar sementes é o trabalho realizado por muitos cooperados da Coamo, como Jones Alberto Maldaner de Mangueirinha (Sudoeste do Paraná). Para ele cultivar campos de sementes é garantir não só a próxima safra da própria propriedade, mas de todas as outras.
Maldaner é multiplicador há mais de 20 anos em uma região propicia para a produção de sementes. Em Mangueirinha, o clima é favorável por se tratar de uma localidade com noites frias e dias quentes e amenos.
Para que esse trabalho seja realizado com perfeição a Coamo também conta com um corpo técnico de especialistas no assunto. Antonio Marcos David, é um dos agrônomos que acompanha os campos de sementes. Ele lembra que os cooperantes de produção de sementes são muito bem orientados sobre a importância no processo de produção.
A Coamo mantém 10 unidades de beneficiamento de sementes (UBS) distribuídas nos Estados do Paraná e Santa Catarina, sendo credenciadas junto ao Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA). A cooperativa possui também credenciamento como produtora e certificadora da própria produção, onde cada UBS possui um rigoroso sistema de gestão de qualidade, permitindo assim a rastreabilidade das sementes desde a implantação dos campos de multiplicação até a sua comercialização.
Serviço: para ouvir o programa que foi ao ar na manhã de hoje CLIQUE AQUI.
Fonte: COAMO
Texto originalmente publicado em:
COAMO
Autor: COAMO

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.