Bióloga apresenta resultados do uso de produtos biológicos no combate de doenças

0
454

Bióloga Rute Ribeiro apresentou tendências em produtos biológicos para engenheiros agrônomos e produtores rurais.

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí (APAJU) promoveu, o segundo evento que compõe o Seminário de Controle Biológico de Pragas e Doenças. A entidade reuniu 52 profissionais entre, engenheiros agrônomos, estudantes, produtores rurais, empresários e representantes de entidades, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), para prestigiar palestra com a bióloga Rute Ribeiro, doutora em Fitopatologia, com experiência de 30 anos em controle biológico, no Instituto de Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul-UCS.

Rute Ribeiro salientou que o controle biológico busca a redução da severidade de doenças nas plantas.  Entre os principais produtos biológicos disponíveis para controle de doenças, Rute destaca soluções à base do fungo Trichoderma, que elimina outros fungos patogênicos. “O Trichoderma tem uma velocidade de crescimento muito grande, uma velocidade de absorção de alimentos muito grande e compete no ambiente com os outros fungos patogênicos, inclusive se alimentando deles”, explica ela. Soma-se a isso, segundo a pesquisadora, a sua grande capacidade de solubilizar nutrientes para as plantas cultivadas. “O Trichoderma tem uma ação excelente quando se faz as aplicações nos momentos corretos e deve ser utilizado, de forma preventiva, antes que ocorra a instalação dos patógenos na planta”, orienta.

Quanto ao uso desses produtos biológicos pelos produtores rurais, Rute destaca que está havendo um crescimento, porém, acredita que o uso ainda é limitado pelo imediatismo dos agricultores. “Existe ainda aquela ideia de que, ao se usar o químico hoje, amanhã você já pode enxergar resultados, o que faz com que muitos produtores ainda prefiram os químicos, sem pensar em todos os efeitos secundários que isso tem. No controle biológico, você vai ter que fazer o controle preventivo e o resultado, muitas vezes, já é bom na primeira safra, mas vai se tornando cada vez melhor a cada safra, mas o produtor não tem a ideia de esperar”.

Além da palestra de Rute Ribeiro, o professor Volney Viau, responsável pela disciplina de Fitopatologia do Departamento de Estudos Agrários da Unijui, apresentou resultados de pesquisas realizadas pelos alunos do Curso de Agronomia através dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) evidenciando os efeitos da utilização de produtos biológicos no manejo de doenças na cultura da soja.

O tema controle biológico de doenças já havia sido tratado no dia 31 de maio, em palestra com o professor José Otávio Menten, da ESALQ/USP. Este evento teve apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS) e da Empresa Caxiense de Controle Biológico – ECCB.

Autor: AGUATONICA – Informação Estratégica/Jornalista Vilson Wagner – MTB: 14.654

Fonte: APAJU

Texto originalmente publicado em:
Apaju
Autor: AGUATONICA - Informação Estratégica/Jornalista Vilson Wagner - MTB: 14.654

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.