Visando estabelecer condições adequadas para o crescimento e desenvolvimento vegetal, reduzir a presença de plantas daninhas em meio a culturas agrícolas é determinante para o melhor aproveitamento de recursos como água, radiação solar e nutrientes. Plantas daninhas competem com culturas agrícolas por esses recursos, causando significativa redução da produtividade além de servirem como ponte verde para a sobrevivência de diversas pragas e doenças.
Uma dessas plantas daninhas é a Eleusine indica, popularmente conhecida como capim-pé-de-galinha, essa espécie pertence a família Poaceae, apresentando características comuns de gramíneas. Conforme destacado por Calegarim; Barbosa; Barroso (2019), essa planta daninha apresenta grande habilidade competitiva, podendo causar reduções de produtividade da soja superiores a 80%, dependendo da densidade populacional e infestação.
A planta é comumente encontrada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, afetando culturas como soja, milho, algodão e sorgo. Rápido crescimento e desenvolvimento, assim como grande produção de sementes e dispersão facilitada pelo vento, são características do capim-pé-de-galinha que dificultam o controle da daninha, sendo que uma planta de Eleusine indica pode produzir até 40.000 sementes (Agro Bayer Brasil).
Figura 1. Inflorescência terminal de Eleusine indica.
Tendo em vista os aspectos observados, o manejo e controle dessa planta daninha é essencial para evitar perdas produtivas, especialmente em áreas infestadas ou com histórico de ocorrência dessa daninha. Cabe destacar que existem relatos de alguns casos de resistência do capim-pé-de-galinha a herbicidas no Brasil, contemplando herbicidas Inibidores da enzima acetil-coenzima-A Carboxilase (ACCase) e inibidores da enzima enol-piruvil-shiquimato-fosfato sintase (EPSPs).
Conforme destacado por Franco et al. (2017), embora o capim-pé-de-galinha apresente resistência de baixo nível ao herbicida glifosato, isso acarreta em falhas de controle dessa planta daninhas, fato que dificulta o controle eficiente, especialmente em áreas onde o glifosato é o herbicida mais utilizado para o controle de plantas daninhas.
Logo, conhecer os principais casos de resistências dessa planta daninha a herbicidas pode contribuir para o manejo e controle eficiente do capim-pé-de-galinha, auxiliando no posicionamento de herbicidas. Confira abaixo os principais casos de resistência de Eleusine indica relatados no Brasil.
Quadro 1. Principais casos de resistência de Eleusine indica a herbicidas em território nacional.

Veja mais: Dicas importantes sobre o capim-pé-de-galinha que você deveria saber!
Referências:
AGRO BAYER BRASIL. CAPIM PÉ-DE-GALINHA. Disponível em: < https://www.agro.bayer.com.br/essenciais-do-campo/alvos-e-culturas/plantas-daninhas/capim-pe-de-galinha >, acesso em: 17/01/2022.
CALEGARIM, J. A.; BARBOSA, L. B.; BARROSO, A. A. M. INTERFERÊNCIA DO CAPIM PÉ-DE-GALINHA NA CULTURA DA SOJA. V CONBRAF – Congresso Brasileiro de Fitossanidade Desafios e Avanços da Fitossanidade, 2019. Disponível em: < http://fitossanidade.fcav.unesp.br/seer/index.php/anaisconbraf/article/view/432/346 >, a cesso em: 17/01/2022.
FRANCO, J. J. et al. COMPETITIVIDADE RELATIVA DE BIÓTIPOS DE CAPIM PÉ-DE-GALINHA COM A CULTURA DA SOJA. Rev. Caatinga, Mossoró, v. 30, n. 2, p. 271 – 277, abr. – jun., 2017. Disponível em: < https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/article/view/4068 >, acesso em: 17/01/2022.
HEAP, I. O BANCO DE DADOS INTERNACIONAL DE ERVAS DANINHAS RESISTENTES A HERBICIDAS, 2022. Disponível em: < http://www.weedscience.org/Pages/Species.aspx >,a cesso em: 17/01/2022.