Assim objetivou-se identificar cultivares comerciais de soja que associem precocidade, bom desempenho produtivo e que sejam adaptadas à região do Sul de Minas.

Autores:  MORAES, G.O.1; BRUZI, A.T1.; CARVALHO, J.P.S.1

Trabalho publicado nos Anais do evento e divulgado com a autorização dos autores.

O Sul de Minas Gerais é uma região tradicionalmente produtora de café e milho, porém nos últimos anos o cultivo da soja tem aumentado a cada ano. Devido ao seu alto rendimento, vem sendo utilizada como alternativa para diversificar a produção e também na sucessão e na rotação de culturas, juntamente com o milho.

Pesquisas têm demonstrado resultado satisfatório para produção de soja no Sul de Minas, alcançando resultados superiores à média nacional. Gesteira et al. (2015), testando 25 cultivares em dois anos agrícolas (2012/2013 e 2013/2014), no município de Lavras, MG, concluíram que a produtividade das melhores cultivares variou entre 50,5 a 61,6 sacas.ha-1.

Assim objetivou-se identificar cultivares comerciais de soja que associem precocidade, bom desempenho produtivo e que sejam adaptadas à região do Sul de Minas.

O experimento foi conduzido no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) (Fazenda Muquém), localizada na cidade de Lavras, no ano agrícola 2016/17.

O delineamento utilizado foi de blocos casualizados com três repetições. Foram utilizadas 49 cultivares comerciais de soja. Cada parcela foi constituída por quatro linhas de 5 m de comprimento, colhendo-se as duas centrais, com espaçamento entre linhas de 50 cm.

A semeadura foi realizada manualmente, adotando-se a densidade de 15 plantas por metro linear e adubação de 350 kg.ha-1 do formulado NPK 02-30-20 no plantio. A inoculação foi realizada no sulco após a semeadura com inoculante líquido (Bradyrhizobium japonicum), com auxílio de pulverizador motorizado, aplicando-se seis vezes a dose recomendada, na proporção de 12 mL.kg-1 de sementes.

Foram avaliados os seguintes caracteres: Produtividade de grãos, altura de plantas, inserção do primeiro legume, maturação absoluta e acamamento. Os dados foram submetidos à análise de variância e teste F (p<0,05). Quando constatado efeito de tratamentos, as médias foram comparadas pelo teste de Scott-Knott.

O resultado da análise de variância está apresentado na Tabela 1. Há diferença significativa para todos os caracteres avaliados. A acurácia variou de 70,44% a 96,75%. Para o coeficiente de variação (CV) obtiveram-se estimativas de 15,41% a 3,68% (Tabela 1).


Confira nossa galeria de cursos TOTALMENTE ONLINE! Agregue conhecimento, faça já!


Tabela 1. Resumo da análise de variância para todas as características avaliadas, para ensaios conduzidos em Lavras MG, no ano agrícola 2016/2017.

As médias para as 49 cultivares referentes a todos os caracteres estão apresentadas na Tabela 2. Houve variação entre todos os caracteres. Para produtividade média, as cultivares foram classificadas em dois grupos, sendo que o primeiro grupo foram as que apresentaram melhor desempenho variando de 76,87 a 60,46 sacas.ha-1. Para o caráter maturação absoluta, observou-se variação de 42 dias entre as cultivares, sendo a cultivar CD 250 a mais precoce, com 111 dias e a cultivar CG 8166 RR a mais tardia, com 153 dias.

Tabela 2. Médias para os caracteres avaliados em Lavras MG, no ano agrícola 2016/17.

De acordo com os resultados obtidos no estudo pode-se inferir que grande parte das cultivares utilizadas no estudo possuem bom desempenho produtivo quando cultivadas na região do Sul de Minas Gerais.

Agradecimentos: UFLA, CNPq, CAPES e FAPEMIG.

Referências

GESTEIRA, G. S. et al. Seleção fenotípica de cultivares de soja precoce para a região Sul de Minas Gerais. Revista Agrogeoambiental, Pouso Alegre, v. 7, n. 3, p. 79-88, 2015.

Informações dos autores:  

1Universidade Federal de Lavras – UFLA, Lavras, MG.

Disponível em: Anais do VIII Congresso Brasileiro de Soja. Goiânia – GO, Brasil.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.